quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gincana contra Dengue comprova que controle da doença depende da conscientização popular

A Administração do Prefeito Carlos Américo Grubert realizou em todas as Unidades de Saúde o projeto “Gincana contra Dengue” em Jardim. A iniciativa da Gerência de Saúde, que acontece com a parceria dos núcleos de Atenção Básica e de Endemias, comprovou o que há tempos era de conhecimento dos gestores da saúde no município: O controle da Dengue depende fundamentalmente da colaboração popular.

A afirmação é da Coordenadora do Núcleo de Endemias, Valdomira Barbosa, que observou uma considerável diminuição do índice de infestação do vetor ao realizar o LIRA ao compará-lo com os dados deste mesmo mês no ano passado. “Com a realização da Gincana Contra Dengue nós conseguimos estimular a população a cuidar mais de suas propriedades promovendo a coleta dos criadouros em potencial do Aedes Egypti” disse.

A Gincana Contra Dengue trata da realização de sorteio de prêmios entre os moradores da área de abrangência de cada ESF que participam desde que coletem todo material que possa servir de criadouro do mosquito transmissor da doença em seus quintais, terrenos e residências. O participante precisa ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e retirar a sacola da campanha onde deve depositar os materiais encontrados. Cada sacola cheia da direito a um cupom para sorteio que acontece depois de uma semana do início das distribuições das sacolas.

“Os agentes de saúde levam ao cidadão o conhecimento da gincana, deixando também materiais educativos como panfletos e cartilhas que orientam sobre como evitar a proliferação da dengue”, complementa Maria Paschoalina Saraiva, coordenadora do Núcleo de Atenção Básica de Jardim.

O prefeito Carlinhos Grubert participou do sorteio realizado no ESF II e parabenizou os coordenadores do projeto, além de apoiar a iniciativa oferecendo prêmios de maior vulto em futuras edições da gincana. “Fica mais que provado que a erradicação da dengue está nas mãos de todos nós cidadãos e não somente da administração municipal que nada pode fazer sem a conscientização popular. Vamos continuar mantendo as nossas residências limpas e livres dos criadouros para juntos vencermos a dengue de uma vez por todas” disse o prefeito.

Foram sorteadas cestas básicas, bicicletas, utensílios domésticos e jogos educativos, muitos destes conseguidos em parceria com o comércio local e de vereadores do município. Em média 3200 bolsas cheias foram coletadas com a gincana realizada em todos os ESFs de Jardim.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: