quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ações do Prolocal irão beneficiar mais de 19 mil empresas de MS

Cerca de 13.700 empresas urbanas e 5.510 propriedades rurais são o universo de empreendimentos existentes nas 21 cidades sul-mato-grossenses selecionadas pelo Sebrae para participar do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Prolocal). O objetivo é estimular o desenvolvimento econômico e sustentável nestas localidades a partir do incentivo ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Durante três anos, irão receber as ações do projeto os municípios de Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolandia e Sonora, selecionados entre as 32 prefeituras que encaminharam propostas para a chamada pública do Sebrae/MS.

Desde a abertura do edital, no mês de março, a seleção buscou contemplar iniciativas que comprovassem ações locais de incentivo às empresas de micro e pequeno porte, a qualificação do agente de desenvolvimento indicado para apoiar nas atividades do projeto e as parcerias estabelecidas em âmbito municipal.

“Algumas cidades apresentaram uma rede de parceiros, com associações, sindicatos e bancos, o que demonstra interesse de vários agentes e possibilidade maior da população local colaborar com o trabalho que será executado no município”, avalia o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que complementa: “um dos pontos de partida para que haja o desenvolvimento que está sendo proposto é a percepção de cada um como responsável por este processo”.

Segundo Mendonça, as atividades do Prolocal começam com os lançamentos municipais do projeto com vistas a divulgar à população a iniciativa que envolve Sebrae, Governo do Estado e prefeituras. Outra finalidade é para que a comunidade, a classe empresarial e as entidades possam elaborar em conjunto o plano de ações, que prevê a realização de palestras e eventos de capacitação, a formação de equipes técnicas e agentes para municipalizar a Lei Geral e a criação de comitês de gestão com foco no desenvolvimento territorial. Ao todo, R$ 5 milhões serão destinados para a execução das ações.

Nenhum comentário: