quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fórum debate ações para atender produtores rurais de Aparecida do Taboado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado/MS, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e da Prefeitura Municipal, realiza no próximo dia 5 de novembro o Fórum de Desenvolvimento Local Rural para a elaboração de um planejamento estratégico que atenda o setor rural da região.

Os debates do Fórum têm por objetivo elaborar um levantamento, reunindo as principais necessidades dos produtores rurais e agentes envolvidos no setor. O plano irá privilegiar ações que atendam os anseios da classe produtora no município, para isso, o Senar/MS contará com o apoio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MS).

O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, ouvirá cerca de 50 produtores rurais da região que devem estar presentes no evento. O fórum facilitará a busca por soluções imediatas, identificando ações que abrangem também as áreas de saúde, educação e tecnologia.

Durante os debates, será formado um comitê gestor que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar as ações contidas no planejamento. O comitê será composto por um representante do Senar/MS, um do Sindicato Rural do município, um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, um representante de associação ou cooperativa local e quatro produtores rurais de Aparecida do Taboado.

Entrega de certificados

Após a realização dos debates do Fórum de Desenvolvimento Local Rural, às 19h, no Sindicato Rural do município, o Senar/MS em parceria com o sindicato fará uma cerimônia de entrega de certificados referentes aos cursos de capacitação rural, oferecidos gratuitamente pela entidade, nos últimos 3 meses em Aparecida do Taboado.

Devem estar presentes na cerimônia cerca de 150 trabalhadores rurais que participaram de cursos oferecidos pelo Senar/MS. Durante todo o ano de 2010, foram realizados no município 25 cursos, qualificando mais de 250 pessoas.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, José Mendes de Queiroz, os cursos oferecidos gratuitamente pelo Senar/MS representam um benefício para a sociedade. “Poder aprimorar os conhecimentos do homem do campo é um grande avanço para nós. Nos cursos de aplicação de remédios em bovinos, por exemplo, o trabalhador sai ganhando porque recebeu uma certificação de que está apto para aplicar aquela medicação e nós também ganhamos porque teremos mão-de-obra mais qualificada”, apontou.

Serviço

O Fórum irá acontecer dia 5 de novembro, das 8h às 15h, no Salão de Eventos do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e a cerimônia de entrega de certificados, está programada para às 19h, também na sede do Sindicato Rural.

Por:Graziela Reis
Jornalista/DRT/MS 748

Nenhum comentário: