segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jardim realiza dia da prevenção ao diabetes no Centro de Saúde Nestor Pereira

A Gerência de Saúde de Jardim realizou, no dia 16 de novembro, um dia especial de mobilização para a prevenção contra diabetes, através da equipe do Programa HIPERDIA, (hipertensos e diabéticos), no Centro de Saúde Nestor Pereira.

A mobilização aconteceu como atividade alusiva ao dia mundial do diabetes, 14 de novembro, e transformou aquela unidade de saúde num local de conscientização popular sobre os perigos da doença e de como preveni-la. Todos os profissionais do Nestor Pereira vestiram azul e decoraram o prédio com balões também azuis e faixas com frases educativas.Trabalhando o tema “Diabetes: educar para prevenir”, a coordenadora do Programa HIPERDIA, Janaina Willemann, o Gerente de Saúde, Jorge Cafure Junior, a Doutora Maria de Lourdes dos Reis, a Doutora Eliana Aquino Paranhos e a Enfermeira Maria Paschoalina Saraiva, realizaram palestras sobre o tema alertando a todos os que estavam ali aguardando atendimento sobre a questão do diabetes.

Durante todo o dia foram exibidos vídeos educacionais sobre o tema no local procurando orientar mais a população que tem em suas mãos o poder de evitar a diabetes com atenção a uma alimentação saudável e a realização de exercícios periódicos.De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), no mundo, há aproximadamente 240 milhões de pessoas com diabetes - número que representa quase 6% da população. A estimativa para 2025 é que aumente para 350 milhões.

No Município de Jardim temos hoje uma média de 745 pacientes com Diabetes dentre eles, 44 fazem uso da Insulina. Todos os anos, no Dia Mundial do Diabetes, vários locais adotam a campanha e são iluminados de Azul. O Azul representa o Céu e a União entre todos os Países.“A melhor forma de conduzirmos o Diabetes continua sendo a prevenção e o Diagnóstico precoce, além de uma dieta equilibrada e atividade física. Penso que a orientação popular ainda é o melhor caminho para evitar esta doença e por isso aproveitamos o dia mundial da prevenção ao diabetes para trabalhar o tema em Jardim”, comenta Janaina Willemann, coordenadora do Programa Municipal de HIPERDIA.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: