segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vice-presidente pode ter alta em 10 dias

Alencar, que luta contra o câncer há 15 anos, foi submetido a nova cirurgia em São Paulo

O vice-presidente José Alencar está reagindo bem à cirurgia à qual foi submetido no sábado e pode ter alta em até dez dias. Segundo os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o vice está internado, ele está lúcido e, na manhã de ontem, mostrou boa disposição. Os médicos informaram que Alencar já consegue sentar-se e pode receber visitas.

O vice-presidente foi submetido a cirurgia para correção de uma obstrução intestinal. O procedimento é considerado de alto risco. Segundo o cirurgião Raul Cutait, foram retirados dois nódulos e 20 centímetros do intestino delgado de Alencar. Durante a cirurgia, ele sofreu uma arritmia cardíaca. Alencar deve permanecer na UTI cardiológica até amanhã.

Os médicos informaram que pretendem retomar o tratamento de quimioterapia de Alencar “o mais rápido possível”. O vice-presidente luta há 15 anos contra um câncer na região do abdome e, há quatro, contra um sarcoma na área intestinal.

“Existem vários tumores na região. Esse (sarcoma) é um tipo de tumor que não nos permite tirar tudo. O procedimento foi feito para tratar os sintomas agudos da obstrução e o sangramento no intestino”, explicou o cirurgião Raul Cutait.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado ainda no sábado, logo após a cirurgia, sobre o quadro de Alencar. “O presidente disse que quer descer a rampa com José Alencar (ao entregar o cargo para Dilma Rousseff) e se depender de nós ele vai fazer isso”, afirmou Cutait.

O cirurgião explicou que o objetivo da cirurgia realizada no vice-presidente no sábado não era retirar todos os tumores, e sim acabar com a obstrução e o sangramento intestinal. Cutait não soube precisar quantos nódulos ainda se encontram no abdômen do vice-presidente. “A gente não ficou buscando justamente para não aumentar a cirurgia”, esclareceu o cirurgião. Ele prevê que Alencar deve retomar o tratamento quimioterápico dentro de 10 dias.

Nenhum comentário: