segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agraer e Embrapa realizam dia de campo sobre produção sustentável em Bonito

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com a Embrapa Solos (Rio de Janeiro), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados) realiza nesta terça-feira (30) em Bonito, um dia de campo sobre Produção Agropecuária Sustentável e Conservação da Biodiversidade. De acordo com o técnico da Agraer de Bonito, Airton Garcez, o evento tem como principal objetivo, dar visibilidade às ações implantadas pelo Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (GEF Rio Formoso), com ênfase nas atividades realizadas na sub-bacia do Rio Mimoso.

Durante o dia de campo serão abordados temas relativos à produção sustentável e demonstradas ações executadas pelo projeto em solos com alta suscetibilidade à erosão. Os participantes poderão acompanhar a demonstração de atividades referentes a manejo de conservação de solo e água; adequação de estradas; sistemas alternativos de produção e recuperação de áreas degradadas com o uso de sistemas agrosilvipastoris e agroflorestais; produção de mudas florestais; produção de composto orgânico na fazenda, entre outros temas.

Participam do evento, produtores rurais de Bonito, técnicos da extensão rural e de órgãos ambientais da região, além de integrantes do Projeto GEF Rio Formoso.

O dia de campo acontece das 7h30 às 16h na Fazenda Angélica e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, Sindicato Rural de Bonito e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (Iasb).

GEF Rio Formoso: O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos e conta com a participação da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS, coordenadora regional), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS).

Com as ações do GEF Rio Formoso são criadas alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades econômicas do município de Bonito nas áreas de agropecuária e turismo, com a participação direta da comunidade, de forma a não degradar o meio ambiente e visando a sua recuperação.

Também estão envolvidos no projeto, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (gestora financeira).

O projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes, como a Prefeitura Municipal de Bonito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e apoio técnico e institucional do Ibama.

Por: Carina Borges/Ass. de Comunicação Agraer
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: