terça-feira, 23 de novembro de 2010

Favelas em SP terão brigada de combate a incêndios

Por:- AE
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou ontem medidas de prevenção a incêndios em 33 favelas de São Paulo até 2012. Entre as ações previstas estão o alargamento de ruas, retirada de ligações clandestinas de energia elétrica, instalação de extintores e hidrantes e a criação de brigadas de combate a incêndios. A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção Contra Incêndios em Assentamentos Precários (Previn), que deverá abranger os 325 pontos com maior risco na cidade. Os locais foram determinados por meio de um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros da capital paulista.

O assentamento Sonia Ribeiro, no Jardim Aeroporto, zona sul, vai receber o projeto-piloto do programa. O local é de risco por ser área invadida, com construções irregulares e ter ligações clandestinas de luz e água. Lá, assim como nas outras favelas, será nomeado um zelador comunitário, que vai coordenar a brigada de incêndio formada por moradores, e feito um cadastramento da população local. Além de treinar o grupo, prefeitura, Eletropaulo e bombeiros darão palestras e distribuirão cartilhas sobre prevenção de incêndios.

A primeira fase incluirá 49 locais de risco em 33 favelas e deverá ser concluída até 2012. As comunidades ficam nas Subprefeituras de Freguesia do Ó (6), Jabaquara (6), Vila Prudente (6), Campo Limpo (3), Butantã (2), M’Boi Mirim (2), Pirituba (2), Casa Verde (1), Ermelino Matarazzo (1), Ipiranga (1), Penha (1), São Miguel Paulista (1) e Sé (1).

Nenhum comentário: