terça-feira, 30 de novembro de 2010

HIV: diagnóstico mais rápido

Fiocruz desenvolve teste que permite iniciar tratamento precoce para soropositivos

Rio - Em vez de 30 dias, 25 minutos. Testes de HIV serão muito mais rápidos a partir do ano que vem. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu exame que atesta o diagnóstico da doença em cerca de meia hora. Atualmente, a angustiante espera até a confirmação é de, no mínimo, um mês.

Segundo a coordenadora da área de Laboratório do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Lilian Inocêncio, a partir do segundo semestre de 2011, quem for aos centros de testagem terá a confirmação do HIV rapidamente. “No primeiro semestre, o Teste Confirmatório Imunoblot estará disponível em 160 laboratórios públicos. Em uma segunda etapa, vão para os centros de testagem rápida”, explicou Lílian.

O gerente do Programa de Desenvolvimento de Reativos de Bio-Manguinhos, Antônio Ferreira, ressaltou que, quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor pode ser o tratamento do soropositivo.

“A tendência é, com o tempo, desenvolvermos testes ainda melhores, com resultados ainda mais rápidos, o que ajuda no tratamento. A tecnologia já estará disponível a partir do ano que vem. A demora vai depender somente dos laboratórios”, ressaltou.

Teste para detectar sífilis

A Fiocruz também anunciou que o Brasil será pioneiro a produzir teste que detecta sífilis em 15 minutos. O exame estará disponível na rede pública em cinco anos. “Estamos contribuindo para ampliar as ações de controle de DSTs, empreendidas pelo ministério ao garantir acesso da população às avançadas tecnologias”, disse o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto.

Nenhum comentário: