terça-feira, 30 de novembro de 2010

Campanha estadual de luta contra Aids têm jovem como público alvo

Campo Grande (MS) – A campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids (01/12) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem como público alvo jovens dos sexos masculino e feminino, com faixa etária entre 15 e 24 anos, principalmente nas classes C, D e E. O grupo considerado prioritário segue os moldes da campanha do Ministério da Saúde que tem como objetivo mostrar a proximidade da Aids do universo dos jovens e ainda dar maior visibilidade sobre questões de pessoas vivendo com HIV/Aids, combatendo desta forma o preconceito.

De acordo com a coordenadora do programa estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Clarice Souza Pinto, as peças publicitárias da esfera nacional adotarão o titulo: “Uma dessas pessoas tem Aids. E não pode ser quem você pensa. A aids não tem preconceito. Você também não deve ter”. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Saúde adotou nos materiais publicitários o conceito de que a Aids está em qualquer grupo e, independente de ser homem ou mulher, a iniciativa é de usar a camisinha.

A SES elaborou folders educativos com o tema: “Pagode, sertanejo, eletrônica, heave metal. A Aids está em qualquer tribo. Previna-se” (foto aima). O material de acordo com Clarice Souza Pinto está sendo entregue para os municípios do Estado. “Além deste folheto estamos com outdoor nos considerados pontos turísticos e com incidência da doença. Temos spot para rádios que estão circulando até o dia 2 de dezembro, alem de faixas educativas que vamos distribuir nos principais pontos de concentração de pessoas na Capital”, informou.

Os municípios considerados prioritários são: Chapadão do Sul, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Amambai, Rio Verde Bonito, Costa Rica, Bodoquena, Porto Murtinho, Sonora, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Antonio João, Caarapó e Iguatemi. “Nos cinco primeiros municípios implantamos o serviço aprimorado de DST/Aids com equipe multiprofissional para atender e prestar informações”, explica a coordenadora.

Nas grandes cidades como Dourados, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas entre outros, a campanha esta sendo feita por meio de recursos vindos do Ministério da Saúde. Nos diversos cartazes da campanha estadual há a ilustração de um jovem com a mensagem: "Quem usa camisinha vive mais feliz". O objetivo é chamar a atenção para a prevenção da doença com recursos como a camisinha, que pode ser encontrada de graça nos postos de saúde. No mesmo material, a SES orienta os Serviços de Atenção Especializada (SAE) como locais mais indicados para informações sobre o HIV eAids.

Epidemiologia da Aids em Mato Grosso do Sul

De acordo com Clarice Souza Pinto, o cenário epidemiológico da Aids tem se modificado ao longo dos anos no Brasil. A epidemia tem apresentado força ao caracterizar sua interiorização, não só no Estado, mas em diversas regiões do Brasil, principalmente na região Sudeste.

O total de casos de Aids notificados no Brasil é de 544.846 desde 1980 até junho de 2009. Em Mato Grosso do Sul, desde 1984 até dezembro de 2009 foram notificados um total de 5.329 casos, distribuídos nos 78 municípios do Estado.

Segundo a SES, Mato Grosso do Sul representa a quarta maior incidência de Aids do País em comparação aos demais Estados. Em municípios de pequeno porte, poucos casos notificados representam um grande impacto na população. A incidência é calculada pelo número de casos dividido pelo número de pessoas residentes em determinado município e multiplicado por 100 mil habitantes. Desta forma a incidência de casos no Estado é a seguinte:
1º - Rochedo - 44,64 casos para cada 100.000 habitantes
2º - Ribas do Rio Pardo – 29,03/ 100.000 hab.
3º - Figueirão – 29,03/1000.000 hab
4º - Cassilândia – 27,69 / 100.000 hab
5º - Angélica – 26,79 / 100.000 hab
6º - Sidrolândia – 24,24 / 100.000 hab
7º - Mundo Novo – 24,23 / 100.000 hab
8º - Eldorado – 24,16 / 100.000 hab
9º - Campo Grande – 23,57 / 100.000 hab
10º - Corguinho – 22,86/ 100.000 hab
Dia Mundial
De acordo com a coordenadora do programa estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Clarice Souza Pinto SES participa amanhã (1º) da mobilização do Dia Mundial de Luta contra Aids, que em Campo Grande está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O evento será realizado na Praça Ari Coelho, a partir das 8 horas.
Fonte:Noticias.ms

Nenhum comentário: