quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Iguatemi realiza Feira do Leite de 02 a 05 de dezembro

Será realizada de 02 a 05 de dezembro, em Iguatemi, a 2ª Feira do Leite do Território Cone Sul. O evento é organizado com o objetivo de divulgar o potencial da pecuária leiteira no município, setor que, nos últimos três anos, teve sua produção aumentada em quatro mil toneladas e se encontra em expansão, tanto em volume de produção, quanto em lucros.

A programação da feira inclui oficinas, competições rurais, leilões, torneio do leite, cursos, palestras, atrações culturais e um seminário sobre a atividade leiteira no Território Conesul. No dia 3 de dezembro, a feira contará com show da dupla Guilherme e Santiago.

A 2ª Feira do Leite do Território Cone Sul está sendo realizada pelo governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Sindicato Rural de Iguatemi; NCN Produções e conta com apoio da Seprotur, Famasul, Prefeitura Municipal de Iguatemi, Câmara Municipal de Iguatemi, SEBRAE, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura.O evento acontece no recinto Estrela Leilões.

Pecuária leiteira

Atualmente, o município de Iguatemi produz cerca de 13 mil toneladas de leite por ano, ocupando a segunda posição no Estado em volume de produção, atrás somente do município de Itaquiraí.

A cidade é considerada o local onde melhor se comercializa o leite no Estado. De acordo com a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Auxiliadora (Asplan) em 2009 o preço médio de comercialização do litro de leite foi de R$ 0,62, enquanto que, no Estado, a média foi de R$ 0,49.

Para o coordenador municipal da Agraer, Emerson Medeiros, o sucesso da atividade no município deve-se a dois fatores principais: aperfeiçoamento de técnicas de manejo, por parte dos produtores e investimentos em projetos de fomento, realizados pelo governo do Estado.

Em Iguatemi, o leite já se apresenta como a principal economia para a agricultura familiar. Entre os 450 assentados da reforma agrária existentes no município, a produção de leite é a principal fonte financeira de cerca de 85% das famílias.

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: