segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MS terá Olimpíada Rural em 2011

Torneios de pesca, montaria em touro, cavalgadas, corrida de carro de bois, pega porco, cabo de força, bocha, peão e peteca. Típicas do meio rural, as atividades são modalidades da Olimpíada Rural, uma das novidades que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai realizar Mato Grosso do Sul no ano que vem.

As competições esportivas vão acontecer nos 26 estados e no Distrito Federal e contemplam atividades características de cada região. O projeto tem objetivo de integrar e melhorar a qualidade de vida do homem do campo, normalmente privado de atividades de lazer e diversão. “Ao estimular a prática esportiva no interior, o Senar quer promover a inclusão social e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco mais dar realidades regionais, uma vez que o primeiro passo da iniciativa será pesquisar e catalogar os esportes rurais”, destaca o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

A Olimpíada Rural terá como público as famílias de produtores rurais e já tem 52 modalidades catalogadas, as quais deverão ser aplicadas de acordo com a prática de cada região. A primeira etapa do projeto será capacitar gestores e coordenadores do Senar para que, junto com os sindicatos rurais, sejam organizados os campeonatos regionais. Os vencedores estaduais nas categorias futebol (masculino e feminino), ferradura, cabo de força, enduro eqüestre, xadrez, dominó, truco, pesca, atletismo e natação vão competir na Olimpíada Nacional.
Por:Rosane Amadori/Coordenadora Jornalista
MTB 8459/RS

Nenhum comentário: