quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Curso de Engenharia Elétrica da UFMS participa de competição internacional

Por:Guilherme Baroli
Campo Grande (MS) – Acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) participam da International Future Energy Challenge (Ifec), uma competição internacional que visa à inovação, conservação e o uso eficiente de energia elétrica. O concurso é aberto a equipes de estudantes universitários que apresentarem uma proposta a um dos desafios do concurso, que propuseram o desenvolvimento de soluções inovadoras e econômicas a problemas relacionados à eficiência energética.

Os estudantes da UFMS têm participação novamente neste concurso no qual já foram duas vezes campeões internacionais. Neste ano competirão com 18 equipes de diversos países que terão que cumprir o desafio de criar um dispositivo de tratamento de água de emergência com um poder autônomo e fracionário (0.2hp) em um sistema de acionamento do motor de indução, que será fornecido a partir de um único painel fotovoltaico e será responsável para controlar um sistema de nanofiltração, sem o uso de qualquer dispositivo de armazenamento de energia elétrica.

A equipe da UFMS conta com 14 participantes e será coordenada por Ruben Barros Godoy e Edson Antônio Batista, membros do Batlab, Laboratório de Inteligência Artificial, Sistemas Digitais e Eletrônica de Potência da UFMS. Segundo a organização do evento foram 30 equipes inscritas de 20 países diferentes, sendo a maior participação já constatada na competição. As propostas serão julgadas e os resultados saem dia 15 de dezembro de 2010.

Para o coordenador mundial da competição, o brasileiro João Onofre Pereira Pinto, também superintendente da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, a competição “promoverá importante desenvolvimento na área de carregadores de bateria para carros híbridos e elétricos e também na área de tratamento de água de baixo custo para áreas remotas. Além disso, permitirá melhoria do ensino de Engenharia Elétrica nas universidades participantes, devido ao desenvolvimento de projetos reais de Engenharia”.

João Onofre já coordenou equipes de universitários da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e foram vencedoras das edições dos anos de 2007 e 2009. Saiba mais informações sobre estes projetos vencedores aqui.


Nenhum comentário: