segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Anac proíbe TAM de vender passagens até sexta-feira

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu hoje a venda de passagens da TAM para todas as rotas nacionais da empresa com decolagem prevista até a próxima sexta-feira. A expectativa é de que a situação esteja normalizada até quarta-feira. Caso contrário, novas punições devem ser adotadas. A Anac tomou a medida com a intenção de poupar os passageiros de mais problemas, que começaram na última sexta-feira. A agência identificou que a TAM apresenta atrasos e cancelamentos acima da média do setor.

Inspetores da Anac já foram enviados para o centro de operações da companhia e para aeroportos de São Paulo a fim de iniciar uma auditoria sobre os atrasos e cancelamentos dos últimos dias. Segundo a agência, no prazo estimado de uma semana, enquanto não for concluída a auditoria, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimo de voos na malha da TAM.

Desde agosto deste ano, a Anac acompanha semanalmente as escalas das tripulações das companhias aéreas por meio de relatórios enviados pelas empresas. A auditoria na TAM visa a verificar se os números encaminhados pela empresa condizem com a situação atual, uma vez que não eram previstos problemas com a carga horária dos tripulantes informada pela companhia.

Até o meio-dia, a TAM já teve cancelados 46 dos seus 364 voos nacionais programados para hoje, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No mesmo horário, a companhia também registrou pelo menos 79 voos com atraso superior a 30 minutos. Nos voos internacionais, não houve nenhum cancelamento de voos da TAM. Em todo o País, 70 voos foram cancelados hoje e 132 tiveram atraso.

Em nota, a TAM aponta as chuvas que ocorreram entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira na Região Sudeste como causa dos problemas. A empresa diz que os atrasos e cancelamentos são decorrência de remanejamentos na malha aérea.

Nenhum comentário: