domingo, 24 de junho de 2012

Referência por Cristiana Carneiro - 24/06.

MERECIDO ABRAÇO – O tempo passa, mas as boas amizades permanecem para sempre. O abraço da semana vai endereçado para duas pessoas extraordinárias: VERA ROJAS, amiga e profissional durante os bons tempos de Cerimonial, que no próximo sábado (30), estará completando mais um ano de vida. A outra amiga especial, é MARÍLIA DE CASTRO, fomos colegas na Secretaria de Comunicação Social (SECOM-MS), e após alguns anos em jornadas diferentes, agora retomamos nova empreitada juntas. Quem tem amigos para o que der e vier – tem tudo! Ou melhor; quem tem mais de um amigo, tem mais do que precisa. Obrigada VERA E MARÍLIA, por essa nossa velha amizade.

JÁ ERA EM TEMPO - Os apresentadores de programas de rádio e de televisão interessados em se candidatar a cargos eletivos nas eleições municipais deste ano terão de deixar suas atividades na mídia. De acordo com o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fica vedado às emissoras veicular material apresentado ou comentado por candidato a partir do momento em que ele for escolhido em convenção partidária. Os que insistirem, poderão ser alvo de denúncia do Ministério Público e até dos adversários ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS). Pelo bom senso, a nenhum político deveria ser permitido - atuação de apresentadores de programa de rádio ou de televisão. Quem quer aparecer, direta ou indiretamente, que apareça atuando dia a dia junto à população.

CONHEÇA SEUS DIREITOS - Exigir cheque-caução ou outra garantia para prestar atendimento médico de urgência agora é crime. A Lei 12.653/2012, publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de maio de 2012, acrescenta a conduta de “condicionamento de atendimento médico-hospitalar de urgência” ao Código Penal (Art. 135-A), com pena de detenção de três meses a um ano. A pena pode ser dobrada, se a falta de atendimento resultar em lesão corporal grave, e triplicada, se levar à morte do paciente. Portanto, só quem conhece seus diretos, está preparado para defendê-los.

Exposição Movimento em Cores
VERNISSAGEM - A Exposição Movimento em Cores, de Bernardo Pitanguy, aconteceu em Campo Grande, no dia 22 de junho, na Galeria Mara Dolzan. As obras do artista permanecerão para visitação e aquisição até 10 de julho (de segunda a sábado). O evento faz parte de um projeto inovador, cuja exposição itinerante percorrerá todo Estado, oportunizando a vários pontos de cultura e arte, conhecer as obras do talentoso artista plástico. Bernardo é filho de um apreciador nato da arte no país, sendo mais conhecido por seu sucesso profissional, como cirurgião plástico, Ivo Pitanguy. A edição campo-grandense de Movimento em Cores, contou com a presença do famoso médico, que recebeu o título de Visitante Ilustre, concedido pela primeira vez, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

OS BRASIGUAIOS - Agricultores brasileiros que vivem no Paraguai, na fronteira com o Brasil, ficaram animados e satisfeitos com a saída de Fernando Lugo e a posse do novo presidente, Federico Franco. Para eles, a mudança no governo do Paraguai será benéfica para os produtores e ajudará a diminuir o conflito entre camponeses e fazendeiros

RAQUEL NAVEIRA - Campo-grandense, pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL. Sua trajetória é reconhecida por diversos escritores e críticos como Fábio Lucas, Lygia Fagundes Telles, Nelly Novaes Coelho, Antônio Houaiss, Lêdo Ivo e outros. Estamos torcendo para que em breve, Raquel Naveira, seja mais uma importante colaboradora no rol de colunistas do Horizonte MS. Nosso maior objetivo é oferecer espaço para divulgar a cultura e arte dos ilustres filhos da terra.


ASSIM FOI DITO E ESCRITO...

"Parabéns ao Instituto Histórico Geográfico pela elaboração do livro. Um resgate importante para nossa história, Eduardo Zahran, um homem de visão futurista que trouxe as TVs e o gás. Foi ele quem plantou a árvore que hoje se colhem os frutos. Um ser humano simples e solidário, amigo de todos. Parabéns a todos da família". (De Murilo Aslan, sobre lançamento do livro de Eduardo Elias Zahran, no fim de semana).

“Em assuntos de sentimentos, quanto maior for a parte de grandiloquência, menor será a parte de verdade”. (De José Saramago, escritor português).

"A reunião foi um fracasso, o documento final foi lírico, não há concretizações, compromissos concretos, mensuráveis ou controláveis, portanto tudo continuará igual". (Do presidente do Equador Rafael Corrêa, sobre a Rio+20 encerrada na última sexta-feira).

“Ainda não somos excelência em acessibilidade, mas queremos chegar lá! Meu pai dizia que só a educação é a solução” (De Jary Castro, presidente do CREA-MS, em entrevista no programa Cenário Feminino de Sônia Caldart).

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes. (De Cora Coralina, poetisa e escritora).

“Mato Grosso do Sul tem grande futuro, é um estado vigoroso e está na fronteira do agronegócio”. (Do ex-ministro e palestrante Maílson da Nóbrega, durante o I Encontro de Revendedores de Combustíveis - Centro-Oeste Brasil com exclusividade para Horizonte MS).

“Eu diria que a moda é o ramo mais difícil de todos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. A pessoa que entra em moda precisa gostar muito, senão quebra a cara”. (De Ricardo Almeida, o estilista brasileiro preferido das celebridades).

"Se houver um chamado, atenda-o, isso dará sentido às suas vidas. O que não é pouco. Nada como ser jovem e encontrar uma arte". (De Raquel Naveira, professora universitária, área de Letras, escritora e poetisa em mensagem aos novos artistas e poetas).

CELEBRANDO A VIDA - Votos de saúde, sucesso e muitos anos de vida para os aniversariantes da semana: Maria José Nunes Corrêa (25), Vera Lucia Tabach (26), Leuza Carrilho (28), Adepol MS Delegados (28), André Furquim (29) e Vera Rojas (30).

CENTRO-OESTE BRASIL - Na quinta (21), realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), o I Encontro de Revendedores de Combustíveis Centro-Oeste Brasil. O evento propiciou a reunião do Conselho de Representantes da Fecombustíveis e os proprietários de postos da cidade, tendo como palestrante o ex-ministro Maílson da Nóbrega, com o tema “Cenário econômico brasileiro”. Em seguida a abertura oficial do Encontro, palestrantes e convidados foram recepcionados com coquetel no saguão do Centro de Convenções. Já na sexta (22), a roda de palestras prosseguiu com George Vidor, Delfim Jorge Pereira de Oliveira, Paulo Miranda Soares, Odete Fiorda e Luiz Marins. Na foto, o ex-diretor geral da Fundação de Trabalho - FUNTRAB MS, Cícero Ávila, ex-ministro, Maílson da Nóbrega, que proferiu a palestra magna, a palestrante motivacional Odete Fiorda e a diretora executiva do Horizonte MS, Cristiana Carneiro.

APAIXONADOS POR FUSCAS - Em fevereiro deste ano, foi criada a Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados, tendo já cadastrados 45 Fuscas e outros veículos como Brasília e Variant. O representante do grupo, é Jefferson Marques. Os integrantes promovem os encontros dos Fuscas duas vezes por mês nos altos da Avenida Afonso Pena. O Dia Mundial do Fusca, foi comemorado no dia 22 de junho.

COMBATA O MOSQUITO E NÃO OS CÃES – A constituição que está acima de qualquer outra legislação ou portaria, estabelece que sua casa é inviolável, portanto, é sua escolha permitir ou não, que os agentes de saúde entrem em sua residência e coletem sangue de seu animal. Artigo 5º, inciso XI: “A casa é o asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante de delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou por determinação judicial”. Mais uma dica importante: caso o exame de seu animal dê soropositivo, os agentes não podem levar o animal sem a sua autorização. Campanha Abrigo dos Bichos, site abrigodosbichos.com.br

HORIZONTE MS - Nossa equipe está trabalhando muito e feliz! No dia 18 de junho, o site Horizonte MS registrou 21.220 acessos em dois meses. Durante a semana, nosso servidor teve que ser reajustado três vezes pelo pessoal de apoio e suporte técnico. Assim, agradecemos a compreenção dos internautas, mas a partir de agora, estamos no ar normalmente. Boa semana a todos e até a semana que vem!

NA VIDA - Nunca desanimar na prática do bem.

Cristiana Carneiro
Contanto: E-mail Cristiana@horizontems.com.br

Nenhum comentário: