quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fórmula 1: Conheça mais sobre o GP da Europa

A sequência não para: após sete corridas, a temporada 2012 da Fórmula 1 conheceu sete vencedores diferentes. O equilíbrio impressiona: o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, lidera com 88 pontos, com Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Mark Webber próximos. Neste fim de semana, o circo chega a Valência, onde será realizado o GP da Europa, oitava etapa. Chegou enfim a hora de um piloto conquistar seu segundo triunfo?

GP da Europa - Valência - 24 de maio


O GP da Europa surgiu como um paliativo: na temporada de 1983, uma prova em Nova York foi cancelada a menos de três meses. Na mesma data, a organização conseguiu marcar a corrida no autódromo de Brands Hatch, na Inglaterra. O sucesso do evento levou a inserção da prova europeia no calendário até a temporada atual - com a exceção dos anos entre 1986 e 1992, além de 1998. Cinco traçados já sediaram a prova: além de Brands Hatch, a alemã Nurburgring, a inglesa Donington Park e as espanholas Jerez de la Frontera e Valência, que organiza o GP europeu desde 2008.

A prova europeia chega à sua quinta edição no Circuito Urbano de Valência, um traçado de 5.419 m composto por trechos de ruas ao redor do porto da cidade espanhola, além de pedaços projetados pelo alemão Hermann Tilke. Com 25 curvas, a pista espanhola é considerada uma das mais travadas da temporada, além de nenhuma das retas ser exatamente reta. Alguns pilotos consideram a aceleração e os freios fundamentais para sobreviver à corrida.Maiores vencedores


Considerando todos os GPs da Europa, o domínio do heptacampeão Michael Schumacher é absoluto: foram seis vitórias, em 1994, 1995, 2000, 2001, 2004 e 2006. Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Rubens Barrichello têm duas vitórias cada - o alemão da Red Bull faturou duas corridas em Valência, enquanto Rubinho e Felipe Massa subiram no alto do pódio nas outras duas.

A prova de 2011 foi dominada por Vettel, que largou na pole position, venceu e, de quebra, ainda cravou a melhor volta da corrida. O pódio foi completo por Alonso e Mark Webber. Como curiosidade, a etapa de Valência foi a primeira a não registrar nenhum abandono na história da Fórmula 1 - os 24 pilotos inscritos terminaram a corrida.Uma volta pelo traçadoConfira abaixo uma volta virtual pelo traçado de rua de Valência, com comentários do australiano Mark Webber, da Red Bull:


Nenhum comentário: