terça-feira, 26 de junho de 2012

Para governo, oferta de etanol não cobrirá demanda maior

A oferta de etanol produzido no País será insuficiente para atender à alta de 5% na demanda pelos combustíveis usados em motores movidos a gasolina ou álcool na safra 2012/2013, segundo avaliação do governo apresentada nesta terça-feira na 24ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Polícia Energética (CNPE), em Brasília.

Segundo documento obtido pela Agência Estado, projeções dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura apontam para uma oferta total de 25,5 bilhões de litros de etanol combustível na safra - iniciada em maio, com término em abril do próximo ano - e um consumo de 23,75 bilhões de litros.

A projeção de estoque de passagem para a próxima safra, em maio de 2013, é de 1,75 bilhão de litros de etanol. Para esse volume ser atingido, será necessária a importação de 1,5 bilhão de litros de etanol anidro, que hoje é misturado em 20% à gasolina. Isso porque 1,7 bilhão de litros de etanol será exportado na safra e o crescimento do consumo de etanol para outros fins, que não o uso como combustível, será de 10%.

Para o governo, o cenário de produção de etanol é marcado pela ausência de projetos de novas usinas, os chamados "greenfields". No entanto, segundo o documento, programas de financiamento do governo trarão uma renovação de canaviais e recuperarão 150 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse volume de cana é 26% dos 574 milhões de toneladas de cana previstas para serem processadas na safra 2012/2013.

Na avaliação dos dois ministérios, a safra atual apresenta, até 1º de junho, uma baixa de 30% na moagem de cana, por causa das chuvas na última quinzena de maio, ou seja, ainda não foram considerados os longos períodos de paradas nas usinas este mês, considerado o junho mais chuvoso da história. Além disso, as usinas atrasaram o início da moagem da safra para que a concentração de açúcar e a produtividade da cana fossem ampliadas.

A alta prevista de 5% no consumo de gasolina e etanol, em 2012 ante o ano passado, será menor que o crescimento de 6,1% na demanda dos combustíveis de motores movidos a álcool ou gasolina de 2011 sobre 2010, caso se confirmem as projeções. De janeiro a abril, no entanto, o crescimento no consumo permaneceu estável ante os quatro primeiros meses de 2011, em 6,1%, com alta de 18,2% na gasolina A e quedas de 13% no etanol hidratado e de 11,3% no anidro.

Biodiesel

Se a oferta do etanol é considerada insuficiente para a demanda, o mercado do biodiesel, outro biocombustível da matriz energética, está "plenamente abastecido", de acordo com a avaliação do governo. No entanto, os preços do biodiesel estão superiores aos do óleo diesel, principalmente pelo aumento de 30% no preço da soja em grão, umas das matérias primas do combustível, nos últimos três meses.

O governo projeta uma produção de 2,85 bilhões de litros de biodiesel em 2012 e avalia que o Brasil atingirá o posto de segundo maior consumidor desse combustível no mundo este ano, ultrapassando a Alemanha e ficando atrás apenas dos Estados Unidos.(AE)

Nenhum comentário: