quinta-feira, 21 de junho de 2012

NESTE SÁBADO (23/06) TEM TEATRO EM PEDRO GOMES

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio de sua Fundação de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal e Pedro Gomes, trás para nosso município a peça teatral – TEKORA - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno.

Segundo Diretor de Cultura (Newto) o evento faz parte do Circuito Sul-mato-gorssense de Teatro, é o quarto ano concecutivo que a prefeitura firma parceria com a Fundação de Cultura do Estado para que a população pedrogomense tenha a oportunidade de vivenciar esta atividade cultural tão rica em conhecimento, entretenimento, lazer e descontração, que o Teatro proporciona.

Em 2009 tivemos “As Criadas”, 2010 “A Lenda do Vale da Lua--, 2011 “Socorro minha casa é uma comédia” e em 2012 “Tekoha”.

Tekoha -Ritual de vida e morte do Deus Pequeno”, Teatro de Rua em Cortejo, narra a trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. A palavra que dá nome ao espetáculo, TEKOHA, tem um significado muito peculiar para o povo Guarani. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço do pertencimento da cultura guarani. É no Tekoha que os guarani vivem o seu modo de ser. O Teatro Imaginário Maracangalha faz da rua a representação deste espaço tão sagrado aos Guarani. Sob direção do Diretor Teatral Fernando Cruz, os atores e atrizes Camilla Brito, Emanuel Mayer, Lika Rodrigues e Mauro Guimarães reúnem os elementos essenciais para a construção de uma leitura crítica sobre a luta guarani em Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: