domingo, 10 de junho de 2012

F1:- Hamilton vence no Canadá, assume liderança

Em uma prova repleta de emoções nas últimas voltas, chegou a vez de Lewis Hamilton triunfar em 2012. Bem que Fernando Alonso e Sebastian Vettel tentaram impedir, mas o piloto da McLaren faturou o GP do Canadá e manteve a escrita de vencedores diferentes em sete provas disputadas na atual temporada. De quebra, o britânico assumiu a liderança do mundial com 88 pontos.

Após partir da segunda posição no grid, Hamilton assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops. No entanto, foi surpreendido com a estratégia de Alonso e Vettel de apenas uma parada nos boxes e precisou superar os bicampeões na pista. A tática dos dois se mostrou ineficaz em razão do desgaste dos pneus. Tanto que o piloto da RBR precisou ir para os boxes e terminou em quinto. O espanhol teimou em permanecer e foi superado pelos surpreendentes Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Pérez (Sauber) - que completaram o pódio - e também por Vettel.
Como foi a corrida

A largada transcorreu normalmente, sem incidentes. Vettel manteve a ponta, seguido de perto por Hamilton, Alonso e Webber. Massa começou bem, pressionando Rosberg durante toda a primeira volta. Na passagem seguinte, o piloto da Ferrari conseguiu uma bela ultrapassagem por fora sobre o alemão, antes da chicane que antecede a reta de chegada. Entretanto, de nada adiantou a boa largada do brasileiro.

Na sexta volta, Massa rodou sozinho na curva 1 e acabou caindo para a 12ª posição. Partindo de 16º no grid, Bruno chegou a ganhar uma posição, mas perdeu rendimento e, na sexta volta caiu para 19º após ser ultrapassado pelo companheiro de Williams, Maldonado, que largou em 22º em razão de uma troca de câmbio.

Em razão da rodada, Massa alterou a estratégia de corrida e foi o primeiro a parar nos boxes, na 13ª passagem. No pelotão da frente, Hamilton e Alonso começaram a diminuir drasticamente a diferença para o líder Vettel, que ainda deu uma pequena escapada no hairpin e quase foi atingido pela McLaren do inglês.

A primeira rodada de pit stops inverteu a situação dos três primeiros colocados.
Vettel seguiu para os boxes na 16ª volta. Hamilton parou na seguinte e ganhou a posição do piloto da RBR. Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas e retornou à frente dos dois após a parada. Mas o britânico deu o troco rapidamente: ultrapassou o espanhol antes da última chicane e assumiu a ponta após Grosjean ir para os pits.

Atrás do trio, cerca de cinco segundos atrás, vinham Raikkonen e Pérez, que optaram por uma estratégia de apenas uma parada. Os dois só foram para os boxes na volta 41, voltando logo atrás de Massa, o sexto. O brasileiro conseguiu imprimir um bom ritmo de prova, se manteve entre os mais rápidos da pista e recuperou diversas posições após os pits dos rivais.

No fim, Alonso e Vettel surpreenderam ao optar por apenas uma parada nos boxes. Em terceiro, Hamilton se viu obrigado a superar os bicampeões na pista. A estratégia da dupla se mostrou equivocada e os dois ainda perderam o lugar no pódio para Grosjean e Pérez.

Nenhum comentário: