segunda-feira, 18 de junho de 2012

Grupo onça pintada realizou atendimentos em Aral Moreira - MS..

Joelso Gonçalves

O município de Aral Moreira recebeu na semana passada a unidade móvel de combate ao câncer de mama, da ONG Grupo Onça Pintada, que esteve na cidade realizando exames nas mulheres, com o propósito de combater e prevenir o câncer de mama, além dos atendimentos de próteses dentárias.

A vinda do projeto, pelo terceiro ano consecutivo, é resultado de uma parceria dos vereadores Vera Cruz Bonaldo, a “Profª Verinha”, Wilson Gonçalves, o “Mordomia” e Moacir Pagoto, o “Chico Catarina” com o deputado estadual Paulo Corrêa.

Os atendimentos foram concentrados nos postos de saúde, pela manhã, no distrito do São Luiz, e no período da tarde, na sede do município. No total foram realizados aproximadamente 120 atendimentos, sendo 100 exames preventivos e outras 20 com próteses dentárias.

Grupo Onça Pintada

O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental que desenvolve um amplo trabalho de prevenção e combate ao Câncer de Mama em Mato Grosso do Sul. Desde sua implantação, em 2001, até abril de 2012 o ônibus do GOP já percorreu mais de 59 municípios do estado, e já atendeu mais de 40.000 mil mulheres, realizando mais de 10.000 exames mamários e cerca de 1800 mulheres foram encaminhadas para cirurgias, a maioria bem sucedida.

O Grupo Onça Pintada conta com um ônibus totalmente equipado para a realização dos exames preventivos, os exames são realizados por médicas ginecologistas especialistas. Também faz parte do trabalho, a conscientização sobre a importância do auto-exame da mama, que deve ser feito mensalmente.

Em 2007, o GRUPO ONÇA PINTADA passou a desenvolver o PROJETO SORRISO FELIZ, desenvolvendo em suas atividades, a confecção de próteses dentárias. Esse projeto, até abril de 2012, já forneceu 3.000 próteses dentárias em seus atendimentos, em 36 municipios de MS.

A ONG também apóia os projetos Voluntários da Saúde, Sorriso Feliz e Segurança Alimentar.

Nenhum comentário: