domingo, 24 de junho de 2012

Paraguai será afastado do Mercosul e da Unasul até eleições presidenciais

Os chefes de Estado da América do Sul decidiram afastar o Paraguai do Mercosul e da União da Nações Sul-Americanas (Unasul) até as eleições presidenciais no país, em abril de 2013. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, defendeu a sanção, mas deixará a Argentina tomar frente do processo já que o Brasil tem mais interesses econômicos e geopolíticos no Paraguai que os argentinos. O desligamento deve ser anunciado no próximo fim de semana, na reunião do Mercosul.

Neste domingo, a chancelaria argentina informou que o Paraguai foi suspenso também da reunião de cúpula de presidentes do bloco, que acontece na próxima quinta-feira, em Mendoza. Fernando Lugo, mesmo destituído do cargo de presidente do Paraguai, disse que irá a reunião representando o país.

Segundo comunicado emitido pela Argentina, além de suspender o Paraguai da XLIII Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul, os países-membros decidiram também pela suspensão do Paraguai das reuniões preparatórias.

O documento, divulgado neste domingo, assinala ainda que Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru reprovam a "ruptura da ordem democrática na República do Paraguai".

Nenhum comentário: