sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONU divulga conteúdo do documento final da Rio+20

A ONU publicou nesta tarde o texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Apesar de pronto, o documento, nomeado de "O futuro que queremos", precisa de aprovação em uma plenária que será realizada ainda nesta sexta-feira.

Segundo o diretor de comunicação da Rio+20, Nikhil Chandavarkar, o texto mantém as mesmas propostas apresentadas na última terça-feira e não sofrerá mais qualquer alteração.

Entre as principais medidas presentes estão o fortalecimento do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (Pnuma) e o estabelecimento de um programa jurídico incluso na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Unclos, em inglês), que prevê moldes para preservação e uso sustentável dos oceanos.

O documento final também reafirma um dos Princípios do Rio, com origem em 1992, que incentiva as nações desenvolvidas a contribuírem mais fincanceiramente com projetos de sustentabilidade.

O objetivo da conferência era elaborar um conjunto de propostas capazes de harmonizar o crescimento econômico com o emprego da consciência sustentável, relembrando a Eco-92, realizada há 20 anos na cidade do Rio. No entanto, membros da sociedade civil engajados na causa e das delegações internacionais não acreditam que o propósito tenha sido alcançado.

"Este é um documento final contendo pacotes amplos, ambiciosos e práticos para o desenvolvimento sustentável, garantindo os três pilares dos nossos objetivos: equidade social, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental", declarou o secretário-geral da ONU, Ban-Ki-Moon, na quinta-feira.

Nenhum comentário: