segunda-feira, 25 de junho de 2012

Paraguai: Quais são as consequências do novo governo?

O Paraguai está vivendo um momento conturbado em sua política devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo. Para governos como de Argentina e Venezuela, não há legitimidade no governo do ex-vice presidente Frederico Franco. O Mercosul e a Unasul decidiram suspender a participação do país nos blocos.

Para o cientista político e professor da PUC-RJ Ricardo Ismael, devido ao afastamento dos grupos sul-americanos, o país terá problemas de relacionamento com os demais e pode vir a enfrentar problemas financeiros. Ismael disse: "Embora o pedido de impeachment tenha respaldo constitucional, houve um rito sumário, já que foi dado pouco tempo de defesa a Lugo" Para ele, o continente não sofrerá consequências muito grandes, já que o Paraguai é um país pequeno e sua economia não tem tanto destaque. A única consequência para o Brasil seria com relação aos brasiguaios (brasileiros e descendentes que vivem na fronteira entre Paraguai e Brasil), porém, Frederico Franco, não causaria nenhum problema em relação a isso.

Frederico Franco será vai governar o país até o abril de 2013, onde ocorrerão novas eleições presidenciais. O Mercosul e a Unasul decidiram manter o Paraguai afastado até as novas eleições.

* Colaboração: Daniel Guimarães.

Nenhum comentário: