sexta-feira, 15 de junho de 2012

Agroindústria brasileira está em recessão, afirma a CNA

Enquanto o governo discute o Plano de Safra 2012/13 com os "mesmos assuntos de sempre", a agroindústria brasileira está em recessão após acumular nove meses consecutivos de queda, de acordo com estatísticas da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segue no mesmo ritmo o PIB da agropecuária, que registrou retração no primeiro trimestre do ano.

Segundo a CNA, os segmentos mais prejudicados são o de madeira mobiliária, com queda de 0,8%, celulose (0,8%), têxtil (6,09%), elementos químicos (9,90%), açúcar (2,76%), abate de animais (2,17%), laticínios (2,26%) e calçados (2,17%). "Alguns setores, inclusive, estão registrando quedas consecutivas há mais de 12 meses", afirmou a superintendente técnica da CNA, Rosemeire dos Santos.

"O PIB começou a cair devido a vários fatores, como as quebras de safra, a alta do dólar e a alta do custo, reduzindo a competitividade do produto brasileiro", disse a superintendente.

No PIB agropecuário, a recuperação também depende muito do milho safrinha, que ainda está sendo colhido e que vai superar os resultados do ano passado, além da safra de verão, que será plantada em setembro. "Essa queda de 0,75% no primeiro trimestre, contrasta com a alta de 2,44% no mesmo período do ano passado. Temos que recuperar esse valor nesta safrinha que estamos colhendo, pois é bom lembrar que no segundo semestre do ano passado crescemos 3,5%. Se nada mudar, vamos encerrar este ano abaixo de 2011", diz Rosemeire dos Santos.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: