segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Novo planeta 'parecido com a Terra' é descoberto pela Nasa

Um novo planeta em uma região habitável de um sistema solar foi descoberto pelo potente telescópio Kepler, da agência espacial americana, a Nasa, que divulgou a informação nesta segunda-feira. De acordo com pesquisadores, o fato de estar em um sistema indica grande possibilidade de também haver água no planeta, possibilitando vida.

Até agora, o planeta Kepler-22b é o menor já encontrado em uma região habitável de um sistema com estrela similar ao Sol. Ainda assim, ele tem cerca de 2,4 vezes o raio da Terra. Os cientistas ainda não puderam dar certeza sobre o composição do novo globo (se há predominância de rochas, gases ou líquidos), porém afirmaram que a descoberta é um grande avanço na pesquisa por planetas parecidos com o nosso.

Para um dos cientistas do programa Kepler, Douglas Hudgins, a descoberta recente é um "grande marco" para as pesquisas que buscam um planeta similar a Terra.

O telescópio tem a capacidade de registrar o brilho emitido por mais de 150 mil estrelas. O processo de descoberta ocorre quando um dos planetas passa em frente às luzes emitidas. O Kepler registra a variação de brilho, tornando possível verificar tamanho e formato do astro. Ainda assim, é necessário que o corpo passe pelo menos três vezes pelo campo indicado.

Kepler-22b está a 600 anos-luz de distância da Terra e leva 290 dias terrestres para completar uma volta ao redor da estrela do sistema.

De acordo com a Nasa, outros corpos de similaridade com a Terra teriam sido indicados por pesquisas anteriores, porém a existência destes planetas habitáveis nunca chegou a poder ser confirmada. Além disso, estruturas de tamanho parecido com o do nosso planeta foram encontradas, mas estas não teriam condições propícias para abrigar vida como a entendemos.

Nenhum comentário: