sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A primeira mulher a abrir uma assembleia da ONU, Dilma antes se encontra com Obama

A presidente Dilma Rousseff embarca neste sábado, dia 17, para Nova York, Estados Unidos, onde ocorre Assembleia Geral da ONU, apontado como o principal evento diplomático do ano. A petista vai marcar preseça na abertura do encontro internacional, que pela primeira vez vai começar com o discurso de uma mulher.

A assembleia começa na próxima quarta, mas antes disso a presidente se reúne com o colega americano, Barack Obama, para dar continuidade aos assuntos tratados em março, na visita do mandatário ao Brasil. Depois, ela participa de uma reunião com 60 líderes chamada de Governo Aberto, que deve tratar dos conflitos no mundo árabe.

Dilma deve adotar um discurso de respeito aos direitos humanos, e em 2012 o encontro do Governo Aberto está previsto para ser sediado pelo Brasil. A presidente será acompanhada na viagem, a princípio, pelos ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Orlando Silva (Esportes), Helena Chagas (Comunicação) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Nenhum comentário: