sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TSE adia decisão sobre registro do PSD; Kassab vê "avanço"

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a decisão sobre o registro do PSD, que começou a ser julgado na noite de quinta-feira, dia 22. A decisão foi tomada devido a um pedido de vistas do ministro Marcelo Ribeiro, pelas dúvidas relativas à coleta de assinaturas para a certificação.

O caso, agora, deve ser retomado na próxima terça. Ainda falta o voto de seis ministros. A relatora do caso, Nancy Andrighi, se manifestou ainda na quinta e foi favorável ao registro. Já Teori Zavascki não disse ser contra ou a favor da criação do PSD, mas sugeriu que o processo fosse convertido em uma investigação, para que os tribunais regionais pudessem verificar a autenticidade das listas de assinaturas.

Durante o julgamento, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, sugeriu uma flexibilização das regras de criação de legendas. Ele levantou a hipótese de ser concedido um registro provisório, já que para ter candidatos nas eleições de 2012 o PSD precisa ter o trâmite concluído até 7 de outubro.

Pelo Twitter, o prefeito de São Paulo e criador da sigla, Gilberto Kassab (ex-DEM), comentou a decisão, vista por ele como um “avanço”. “Mais um avanço na formação do PSD. Na sessão de hoje, do TSE, a Ministra Relatora deu voto favorável ao Registro do Partido", escreveu.

Nenhum comentário: