segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A paisagem...













Foi uma das viagens mais linda que já fiz
O dia amanhecia...
O sol surgia por de traz das montanhas.
E eu seguia por uma auto-estrada...
Era tão linda, tão perfeita, mais parecia um tapete
Da janela do meu carro eu via surgir, paisagens lindíssimas douradas pelos raios de sol.
Sentia no frescor daquela manhã os mais variados aromas.
Era o cheiro da Mangerona, do alecrim, era o cheiro da Itália
Ao longo da rodovia, os ciprestes, que enfileirados, mais pareciam soldados perfilados, dando-me as boas vindas.
Encantava-me ao ver os campos de girassóis, de trigos, que douravam tudo ao menor toque do vento.
Mais além, um maravilhoso campo lilás de lavanda, que perdia de vista. Parei o carro no acostamento.
Respirei fundo. Era uma fragrância deliciosa... Consegui fotos fascinantes...
Encantava-me ao ver os parreirais com cachos de uvas enormes que cresciam ao longo da rodovia, Eram uvas doces, mais doces que mel.
E eu seguia admirando tudo...
Em cada curva da estrada uma surpresa...
Via surgir no alto das colinas os castelos.
Lindíssimos castelos de pedra,
Igrejas medievais, sítios arqueológicos e muralhas.
Eu mal conseguia respirar diante de tão linda paisagem.
Via surgir também os rios sinuosos, que serpenteavam o vale, banhando toda a vegetação
Eu via fazendas com seus românticos moinhos de vento.
E ainda naquele cenário, vi ao longe numa ferrovia, uma locomotiva que arrastava vagarosamente os vagões, me fazendo recordar um brinquedo de criança!
E eu seguia fascinada com tudo...
Mais além, uma revoada de pássaros, num constante vai e vem-me fez lembrar um bailado
Parei o carro novamente
E fotos muitas fotos...
Meu coração parecia saltar do peito.
Esta foi realmente a viagem mais fantástica que já fiz
A Itália, belíssima Itália!
Sob o sol da Toscana.

10 comentários:

Eu e Meus Livros disse...

Belo.... Simplesmente belo. Parabéns minha querida.

ismalves disse...

Mais um texto e mais um sucesso. Lindo texto. Parabens.

iriagotti disse...

Parabéns, minha querida! Seu blog é lindo...obrigada por partilhar comigo ! Bjs

helena de paula disse...

Obrigado amiguinha por ler meu poema.Mas não e meu blog não e do meu amigo Renato Reich... Visite-nos sempre que quizer Um beijo!

artes e literatura disse...

Belíssimo!!! Lembra como é ler teus textos em prosa no Moinhos de Ventos. Adoooooooorei! Beijos, Aninha

Angel Mag disse...

Fiz uma bela viagem lendo seu poema Helena.
Lindo, lindooo Ameiiiiiiiiii.. Bjssssssssss... Angel

Joaquim Gomes disse...

ISSO É UM SONHO!... MORRI DE INVEJA!... KKKKK!!! BELISSIMO POEMA!... BELISSIMA VIAGEM!... BEIJOS HELENA... JOAQUIM GOMES

Maurélio disse...

Maravilhosa crônica poetisa Helena, adorei,bjo

Celso Mendes disse...

Belo texto, encantado, como a linda região da Itália que descreveu. Quem viu sabe da beleza que é.

Beijo.

Honorato Ribeiro historiador disse...

Que postagem linda, Minha dileta amiga Helena. Fiquei encantdo com a beleza que a natureza noa oferece. Só tenho a lhe dizer: Sou seu fã.
Bjs.
Honorato Ribeiro.