quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PIB brasileiro diminui para 3,5%, diz BC

Conforme o Relatório Trimestral de Inflação, o Banco Central reduziu a estimativa de crescimento da economia neste ano. A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) vem caindo de 4% para 3,5%.

Aumento da taxa Selic seria um dos motivos para queda do PIB, conforme relatório divulgado pelo BC.

"Essa revisão reflete ações de política econômica implementadas de restrição do crédito e aumento da taxa Selic de até julho deste ano desde o final do ano passado e, principalmente, a deterioração do cenário internacional, que tem levado a reduções generalizadas e de grande magnitude nas projeções de crescimento para os principais blocos econômicos", destaca o relatório do BC.

PIB brasileiro tinha estimativa de crescimento

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mantinha a previsão de crescimento real do PIB e da inflação para 2011 em 4,5% e 5,8%, respectivamente. As estimativas foram publicadas no Relatório Bimestral de Avaliação de Receita e Despesas Primárias do quarto bimestre de 2011, que foi enviado ao Congresso Nacional.

Em termos nominais, com o PIB real em 4,5%, esperava-se um resultado de quase R$ 4,110 trilhões. A taxa básica de juros média ficaria em 11,79% neste ano de acordo com as projeções, e não mais em 11,87%.

* Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: