segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESF IV realiza Campanha de Prevenção ao Câncer em Jardim

A equipe de enfermeiros das Estratégias de Saúda da Família, (ESF), IV de Jardim realizou no dia 24 de setembro, sábado, a Campanha de Preventivo do Câncer de Colo Uterino e de Mama, atendendo mais de 46 pessoas durante o plantão que ocorreu todo o dia.

Segundo a Enfermeira Joelma Pache de Almeida, o preventivo acontece toda terça e quinta-feira naquela unidade de saúde, porém a Campanha acontece duas vezes ao ano nos sábados para oportunizar aquelas pessoas que ficam impossibilitadas de realizarem os exames durante o horário comercial, devido ao trabalho. “Aos sábados todos tem a oportunidade de prevenir o câncer gratuitamente”, diz a enfermeira.

Vale lembrar que a prevenção é a principal arma contra o câncer e somente o diagnóstico precoce garante a cura na maioria dos casos. Joelma informou ainda que todas as pacientes atendidas são examinadas minuciosamente e a qualquer sinal de alteração são encaminhadas ao médico.

Ano passado foram atendidas 90 jardinenses durante a campanha, porém a visível queda nos atendimentos não significa que menos pessoas receberam o benefício e sim, que muitas delas já haviam sido examinadas pelo Programa Útero é Vida, promovido pelo Senar, o Sindicato Rural de Jardim e a Prefeitura Municipal, que aconteceu no início do mês na Unidade de Saúde Nestor Pereira.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos ESF IV

Nenhum comentário: