quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bovespa varia pouco e evolução do dólar continua assustando

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) manteve-se quase estável, com uma pequena alta após um dia muito flutuante. Durante a manhã o mercado estava animador e na tarde operava com fortes quedas. Ainda assim, o Ibovespa fechou com valorização de 0,21%, aos 53.384 pontos. No mês a principal bolsa de São Paulo acumula perda de 5,51% e, no ano, de 22,97%.

A recuperação forte das bolsas norte-americanas fez com que os investidores mudassem suas apostas, investindo na compra. A ação garantiu a terceira alta nesta semana.

Nos Estados Unidos, os principais índices registraram alta após uma quarta-feira complicada de volatilidade e grandes períodos de queda. A melhora veio com a confiança adquirida pelo mercado após novos dados sobre o emprego. No principal índice de Nova York, Dow Jones ganhou 1,30% e o S&P 500 avançou 0,81%. Ainda assim, a bolsa de referência tecnológica, Nasdaq, registrou queda de 0,43%.

O dólar voltou a subir nesta quinta-feira, acordando com a piora do mercado internacional. No fim do dia, a forte cautela sobre a crise da dívida na Europa foi soberana. Com alta de 0,35%, a moeda norte-americana ficou a R$ 1,8430.

Na Europa, os principais índices da bolsa encerraram o pregão em alta. Este é o quarto dia seguido de ganho, um reflexo da queda inesperada no número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e à aprovação de elevação no fundo de resgate europeu, confirmado pela Alemanha na manhã desta quinta-feira. Frankfurt ganhou 1,10%, Paris subiu 1,07%, Milão valorizou 2,07%, Londres teve perda de 0,40% e Madri subiu 1,32%.

Nenhum comentário: