quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dilma: não se pode pensar que saúde não precisa de mais recursos

A presidente Dilma Rousseff afirmou afirmou na manhã desta quinta-feira que a sociedade não pode ter a ideia que o setor não precisa de mais recursos. Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", da "TV Record", Dilma disse, contudo, que não pretende criar um novo imposto para saúde, e sim melhorar a gestão do Sistema Único da Saúde.

Dilma falou que a Argentina e o Chile investem mais em saúde que o Brasil, apesar de investir mais no setor que os dois países. "Não é possível aceitar a ideia de que a saúde no Brasil não precisa de mais dinheiro", disse. Hoje não estou pedindo a criação de impostos. Vamos melhor gerir".

A presidente disse que pretende melhorar o atendimento nos hospitais públicos, fazer com que eles tenham mais médicos e que eles não fiquem concentrados em uma determinada região.

"Eu tenho alguns compromissos, e compromisso tem que virar ideia fixa. Eu vou fazer de tudo para melhorar a saúde", disse a presidente, dizendo que em uma pesquisa recente, uma das maiores críticas que as pessoas fazem a saúde pública é a ausência dos médicos.

"Temos um problema sério de gestão. Temos recursos e eles precisam ser melhor administrados. Queremos até financiar cursos de medicina, caso ele sirva no SUS durante dois anos, e até terá o pagamento cancelado no financiamento do governo", disse.

Nenhum comentário: