terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bancários entram em greve nesta terça-feira em grande parte do país

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, após assembleias dos sindicatos da categoria realizadas em todo o país, os bancários de bancos públicos e privados decidiram entrar em greve por tempo indeterminado neste terça-feira. De acordo com o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (5% de ganho real mais a inflação do período).

Objetivo é melhorar proposta

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários, disse em nota que o objetivo do movimento é pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e a melhorar a proposta de aumento real de salários.

A categoria recusou a proposta de 8% de reajuste, seguindo orientação do Comando Nacional. Eles alegam que a proposta dos bancos não contém valorização do piso salarial, não amplia a participação nos lucros e não traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho.

Fanaban: salários foram acrescidos em mais de 25%

Para a Fenaban, qualquer atitude que dificulte o atendimento de usuários é condenável e orienta os clientes a recorrerem a canais alternativos como internet, telefone e terminais de autoatendimento.

A Fenaban afirma que apresentou proposta de reajuste de pisos salariais, benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 8% a partir de 1º de setembro de 2011. "Considerando o acordo de 2010 e a proposta de 2011, os pisos estão acrescidos de mais de 25% e os salários, em geral, em mais de 16% em apenas dois anos", diz a entidade.

Nenhum comentário: