terça-feira, 23 de agosto de 2011

SFA/MS realiza I Seminário de sensibilização e difusão do Plano ABC na Famasul

A Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (DPDAG/SFA/MS) vai realizar juntamente com os parceiros institucionais o I Seminário de sensibilização e difusão do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O evento será realizado nesta quarta-feira (23), das 08h30 às 17h30, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (FAMASUL) em Campo Grande. O Programa ABC é organizado pelo Grupo Gestor Estadual (GGE), formado por entidades ligadas a produção agropecuária e ao meio ambiente.

O Seminário será aberto com a palestra de apresentação do Programa ABC pelo Pesquisador da Embrapa sede, Luiz Adriano Maia. A Secretária Estadual, Teresa Cristina Correia da Costa Dias (SEPROTUR), abordará a visão do Governo do Estado sobre o ABC. Na sequência serão apresentados temas e tecnologias que compõe o Plano ABC, como: Recuperação de pastagens degradadas, Sistemas de plantio direto de qualidade, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Fixação biológica de Nitrogênio, Florestas plantadas, tratamento de dejetos de animais e as linhas gerais de crédito do ABC, apresentados por técnicos do Banco do Brasil.

Sustentabilidade - Criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano Agricultura de Baixo Carbono tem o objetivo de promover a sustentabilidade na agropecuária e incentivar processos tecnológicos que minimizem o efeito estufa. Além disso, visa diminuir a liberação de carbono na atmosfera e superar o desafio de manter o Brasil como provedor mundial de alimentos, sem esquecer a necessidade de conservação do meio ambiente.

O Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito na Agricultura – Programa ABC, lançado pelo Ministério da Agricultura em dezembro de 2010, é fruto do compromisso voluntário do Governo Federal assumido durante a Conferência Climática de Copenhagen, em 2009.

O Plano ABC incentiva a adoção de boas práticas agrícolas e a integração de sistemas produtivos que permitam a redução dos gases de efeito estufa e ajudem a preservar os recursos naturais. O programa busca difundir uma agricultura mais sustentável mediante seis ações a serem adotadas pelos agricultores: plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas, recuperação de pastos degradados e tratamento de resíduos animais. Nos próximos dez anos, a meta é deixar de emitir 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2.

Dentro do Plano ABC o MAPA garantiu recursos para agricultores e cooperativas, com limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. No total, os projetos de investimento voltados a atividades agropecuárias que permitem a mitigação da emissão de GEE terão R$ 3,15 bilhões. O crédito será financiado com taxa de juros de 5,5% ao ano, mais baixa que o fixado para a maioria das linhas de crédito para agricultura (6,75%). O prazo para pagamento é de 15 anos.

Informações mais detalhadas com os FFA’s Celso Martins e Fabio Mizote da DPDAG/SFA/MS através do fone: (067) 3041-9345 ou 3041-9398.


Fonte DPDAG – SFA/MS
Divulgação Técnica - SFA/MS
Jornalista Responsável - Redação: Valter Loeschner – DPDAG/SFA/MS (DRT/MS nº 438)
Interlocutor SFA/MS - Conselho Editorial COED/MAPA
(067) 3041-9369 / (067) 9994-5001 - e-mail: valter.loeschner@agricultura.gov.br

Nenhum comentário: