terça-feira, 23 de agosto de 2011

Indígenas de Campo Grande concluem curso de informática básica patrocinado pela Eletrosul

Mais um grupo de adolescentes de Campo Grande (MS) recebeu certificado de conclusão do Curso de Informática Básica oferecido pela ONG “Transmissão da Cidadania e do Saber”, patrocinada pela Eletrosul. Desta vez o diferencial ficou por conta do público atendido. Durante 45 dias, oito jovens indígenas da etnia terena receberam ensinamentos sobre Windows, Word, Excel, Power Point e Internet.

“Estou mais preparada e segura para procurar trabalho. Informática hoje é algo básico na hora de contratar alguém. Adorei o curso e vou indicá-lo a meus colegas indígenas”, ressalta a aluna Maria Aparecida Vieira, 15 anos.

Aliás, esta é a finalidade do projeto, proporcionar conhecimento sobre o uso do computador e preparar os alunos ao mercado de trabalho. O vice-cacique da aldeia urbana “Darcy Ribeiro”, Marino Thomas, destaca a iniciativa da Eletrosul. “Sempre tivemos dificuldade em conseguir ajuda. O conhecimento em informática vai ajudar nosso povo a conseguir bons empregos. Quando demonstramos interesse, a empresa prontamente atendeu a comunidade”, agradece.

O instrutor do curso, o policial militar André Benites, orgulha-se do interesse da turma. “Eles são muito curiosos e querem aprender sobre tudo. Tanto que, inicialmente, as aulas envolveriam somente conteúdo sobre programas voltados a trabalhos de escritório e educação escolar, mas eles aprenderam tão rápido que decidi ir além, ensinando-os a utilizar ferramentas de redes sociais”. Ele conta que desenvolveu uma apostila com linguagem acessível e diversas ilustrações para que os indígenas estudassem em casa, já que a maioria não tem computador nem condições para freqüentar lan houses.

Este foi o primeiro curso de informática realizado este ano em Mato Grosso do Sul. As aulas tiveram início no dia 4 de julho e foram encerradas em 18 de agosto, com aplicação de prova final. “A próxima turma terá início ainda no mês de agosto. Estão abertas 5 vagas para índios e 5 para não índios. Desde o início do projeto, em 2002, 1.921 pessoas receberam certificados pela ONG em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul”, explica Jarbas dos Santos Bezerra, chefe de setor administrativo da DRMS.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas, na sede da DRMS. Informações pelo telefone (67) 3348-2200

Assessoria de Comunicação Social e Marketing - ACS -
Sadi Faustino - (48) 3231-7934/99717208 – sadirf@eletrosul.gov.br
Melissa Bergonsi - (48) 3231-7917 – melissa.bergonsi@eletrosul.gov.br
Anahi Gurgel – (67) 3348-2217 / (67) 9202-6870 – anahi.gurgel@eletrosul.gov.br

Nenhum comentário: