Mais um grupo de adolescentes de Campo Grande (MS) recebeu certificado de conclusão do Curso de Informática Básica oferecido pela ONG “Transmissão da Cidadania e do Saber”, patrocinada pela Eletrosul. Desta vez o diferencial ficou por conta do público atendido. Durante 45 dias, oito jovens indígenas da etnia terena receberam ensinamentos sobre Windows, Word, Excel, Power Point e Internet.
“Estou mais preparada e segura para procurar trabalho. Informática hoje é algo básico na hora de contratar alguém. Adorei o curso e vou indicá-lo a meus colegas indígenas”, ressalta a aluna Maria Aparecida Vieira, 15 anos.
Aliás, esta é a finalidade do projeto, proporcionar conhecimento sobre o uso do computador e preparar os alunos ao mercado de trabalho. O vice-cacique da aldeia urbana “Darcy Ribeiro”, Marino Thomas, destaca a iniciativa da Eletrosul. “Sempre tivemos dificuldade em conseguir ajuda. O conhecimento em informática vai ajudar nosso povo a conseguir bons empregos. Quando demonstramos interesse, a empresa prontamente atendeu a comunidade”, agradece.
O instrutor do curso, o policial militar André Benites, orgulha-se do interesse da turma. “Eles são muito curiosos e querem aprender sobre tudo. Tanto que, inicialmente, as aulas envolveriam somente conteúdo sobre programas voltados a trabalhos de escritório e educação escolar, mas eles aprenderam tão rápido que decidi ir além, ensinando-os a utilizar ferramentas de redes sociais”. Ele conta que desenvolveu uma apostila com linguagem acessível e diversas ilustrações para que os indígenas estudassem em casa, já que a maioria não tem computador nem condições para freqüentar lan houses.
Este foi o primeiro curso de informática realizado este ano em Mato Grosso do Sul. As aulas tiveram início no dia 4 de julho e foram encerradas em 18 de agosto, com aplicação de prova final. “A próxima turma terá início ainda no mês de agosto. Estão abertas 5 vagas para índios e 5 para não índios. Desde o início do projeto, em 2002, 1.921 pessoas receberam certificados pela ONG em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul”, explica Jarbas dos Santos Bezerra, chefe de setor administrativo da DRMS.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas, na sede da DRMS. Informações pelo telefone (67) 3348-2200
Assessoria de Comunicação Social e Marketing - ACS -
Sadi Faustino - (48) 3231-7934/99717208 – sadirf@eletrosul.gov.br
Melissa Bergonsi - (48) 3231-7917 – melissa.bergonsi@eletrosul.gov.br
Anahi Gurgel – (67) 3348-2217 / (67) 9202-6870 – anahi.gurgel@eletrosul.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário