terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conselho apresenta o projeto D.I.C.A. na Estrada

A equipe do Conselho Tutelar realizou no último dia 27 uma palestra de divulgação do projeto D.I.C.A. na Estrada. O projeto é mais uma atitude da Unidade nº 32, em parceria com a SETAS – Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, aprovada e subsidiada pela Petrobrás, para somar na luta contra a exploração sexual infanto-juvenil.

O conselheiro Emerson Barbosa fez três dias de capacitação em Campo Grande, junto ao SEST/SENAT – Serviço Social do transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, com intuito de transmitir para o município sobre o que é o projeto D.I.C.A. na Estrada.

A palestra foi ministrada na sede do PETI para mais de 20 mães participantes e contou com a presença da Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Maria Aparecida Jesus.

Sobre o projeto:
O D.I.C.A. na Estrada cria oportunidades para levar informações, apontar as formas de denúncia e enfrentamento, além de orientar sobre como encaminhar as ocorrências de exploração sexual infanto-juvenil. Com isso, contribui com os centros de assistência social das prefeituras, com os conselhos tutelares, ONG’s e outras instituições que trabalham em prol do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O projeto também viabiliza diversas ações voltadas aos profissionais do transporte e à população de várias cidades do Mato Grosso do Sul.

Desde 2004, o SEST SENAT vem desenvolvendo ações permanentes de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. No MS, a Unidade de Campo Grande já realizou diversas atividades promovendo ações sempre com foco na sensibilização e educação dos trabalhadores em transporte e da sociedade, para a necessidade de proteção e amparo aos direitos desses menores. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, “a garantia dos direitos da criança e do adolescente se faz por meio do enfrentamento à violência, ao tráfico de pessoas, ao abuso sexual, à omissão da sociedade diante dos casos identificados, à falta de informação e à deficiência de políticas públicas de prevenção, assistência social e segurança”, explica o conselheiro.

Segundo Emerson, está previsto para setembro a visita de uma equipe do projeto no município de Bandeirantes, onde realizarão atendimento médico, odontológico e psicológico ao público alvo - pessoas cadastradas em programas da rede municipal de assistência social, incluindo PETI, CRAS e CREAS. Em breve será definido o local do atendimento que também contará com dia de lazer para as crianças.
Há uma estimativa de 50 atendimentos no dia. “Isso será possível, pois Bandeirantes foi umas das cidades escolhidas entre 73 município para participar do projeto”, concluiu Emerson.
Ass. Comunicação

Nenhum comentário: