domingo, 19 de junho de 2011

AMIGOS DA RUA

Se você mora em Campo Grande-MS, vai saber do que vou falar. Já tem uns meses que eu notei que em frente ao Hospital Santa Casa, na rua 13 de maio, acamparam pessoas que pelo jeito, não tem uma casa para morar. Além de chamar atenção porque, afinal, a localização é quase central, além deles como moradores, eles adotaram também alguns cachorros.

Entre os animais está uma cadela recém parida. Ela teve 5 filhotes. A ONG Abrigo dos Bichos recebeu como denúncia que haviam cachorros amarrados nesse “acampamento”. Como se fosse uma situação de maus tratos. Para nossa surpresa, os cachorros estão bem e recebem cuidados.

A presidente de ONG, Maria Lúcia, parou para conversar com um desses moradores.

O senhor, um pouco arredio, confirmou ser dele a cadela. Maria Lúcia explicou que apesar de morarem na rua, o ideal seria vermifugar os cachorros, vacina-los e se possível castrar a mamãe. Afinal, não é fácil conseguir lar para cachorros de rua. E querendo ou não seria mais um problema de saúde pública.

Antes que alguém me escreva dizendo que era para nós termos salvos as pessoas que se encontravam ali em situação de miséria, o que nos chamou a atenção foi que, mesmo em situação de não saber se hoje haveria o que comer, eles mantêm seus animais de estimação.

Morador de rua pode ter animal de estimação? Descobri que pode. Como não reconhecer entre eles um sentimento de amizade, cumplicidade e parceria? A necessidade da convivência e da interação de ser humano e bicho transcende o quesito classe social. Quando uma pessoa que tem muito pouco, abre mão do seu pedaço de papelão para abrigar uma cadela recém parida tem muita dignidade consigo. E é nisso em que acredito.

Nandra Laura

Nenhum comentário: