quarta-feira, 23 de junho de 2010

Casa do Artesão da Capital recebe mostra coletiva dos núcleos de Ivinhema

Cristiane (centro) conversa com Américo na abertura da mostra. O dep. Marcio Fernandes (2° da esq./dir.) prestigiou o evento.

Artesãos expõem pelo segundo ano consecutivo no local; Marcio Fernandes prestigia evento

Os artesãos dos núcleos de produção de Ivinhema participam pelo segundo ano consecutivo de mostra na Casa do Artesão de Campo Grande. A abertura do evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), com a presença da primeira-dama de Ivinhema, Cristiane Iguma Câmara, que representou o prefeito Renato Câmara. Os deputados estaduais Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia, e Reinaldo Azambuja também estiveram presentes.

Artesãos e autoridades foram recepcionados pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros, que destacou a parceria dos parlamentares estaduais com a Prefeitura de Ivinhema no desenvolvimento do artesanato.

A criação dos núcleos foi incentivada pela Prefeitura, mas o artesanato local recebe também recursos estaduais através de emendas parlamentares. Em 2009, Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja indicaram cota-parte em emenda coletiva que beneficiou diretamente os núcleos artesanais. Os recursos foram destinados para a aquisição de material permanente e foram repassados através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Cristiane aproveitou o discurso de abertura do evento para agradecer os deputados nominalmente. Ela agradeceu também o apoio direto do governo do Estado. Segundo ela, “a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento do setor”.

Para o deputado Reinaldo Azambuja, o que a Prefeitura de Ivinhema promoveu ao criar os núcleos foi, antes de qualquer coisa, um trabalho de inclusão social.

Marcio Fernandes disse que os recursos repassados através de emenda parlamentar contribuem para aperfeiçoar o trabalho dos artesãos, contribuindo para dar ainda mais perspectivas para esses trabalhadores talentosos.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura disse que Ivinhema é mais que um lugar onde se produz ocasionalmente artesanato, para ele, Ivinhema é um polo permanente de produção artesanal, com renome nacional.

Distribuídos por 15 núcleos, os artesãos de Ivinhema têm uma linha de produtos diversificados, com a utilização de várias técnicas e materiais, tais como edredons, baixeiros, tapeçaria, papel artesanal, patchwork, cerâmica, macramê, cestos em taboa, chinelos, cintos de couro, além de praticar atividades como nhanduti, pintura, costura e culinária.

A mostra do artesanato de Ivinhema permanecerá na Casa do Artesão até o dia 19 de julho e integra o programa de exposições temporárias da Casa.

Serviço: a Casa do Artesão é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, na rua Calógeras, 2.050, Centro – Campo Grande. Outras informações na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS pelos telefones (67) 3316-9107 / 9152 ou na própria Casa do Artesão pelo telefone (67) 3383-2633.

Fonte:Alcindo Rocha, com assessoria de imprensa do governo do Estado
Ass. dep. Marcio Fernandes(67) 3326-4102 / 8406-2105
Foto: Marco Miatelo.


Nenhum comentário: