terça-feira, 15 de junho de 2010

Começou à Campanha Mundial de Doação de Sangue

Com o lema "Doe sangue, faça alguém nascer de novo" Objetivo é mostrar que um gesto simples pode salvar vidas. O Brasil precisa aumentar o estoque anual de bolsas. Como esse gesto de amor pode salvar vidas.

Antes da primeira vez de doar, o candidato passa por uma entrevista médica. Esse procedimento serve como controle de qualidade do sangue coletado. Doar sangue é uma prática segura e que não dói, é rápido, fácil e não debilita e nem prejudica a saúde.

Para doar sangue é necessário - Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50Kg.

Recomendações para o dia da doação -
Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar -
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Mensagem da Secretaria de saúde Drª. Neide Soares
Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida.
É uma oportunidade de ajudar sem interesse.
É uma demonstração de solidariedade.
É um ato de fé e bondade.
Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue
e necessitar da doação de alguém.
A necessidade de sangue pode surgir em
qualquer família, a qualquer momento.
o sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano a outro.
A necessidade nos torna iguais.
Doe para receber.
Mato Grosso do Sul
Os sul-mato-grossenses que queiram salvar vidas podem procurar o hemocentro mais próximo da sua residência. Em Campo Grande, atende a população o:Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) – localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 horas às 17h30 e aos sábados das 7 horas até 12h30. Mais informações pelo telefone 3312-1517.;Banco de Sangue do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, das 7 às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Localizado na avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36 Aero Rancho V;Banco de Sangue da Santa Casa das 7 às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Localizada na rua Eduardo Santos Pereira, 88, centro.
Fonte: Sec. Munic. de Saúde de Pedro Gomes - MS

Nenhum comentário: