segunda-feira, 14 de junho de 2010

Parceria entre FIEMS e SICREDI promete facilidades para empresários de MS

As duas entidades discutem futuro em reunião do Compem
O Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem) analisa de forma técnica e jurídica, como uma maior integração de esforços entre Fiems e SICREDI pode ser realizada em um futuro próximo. No dia 9 de junho, foi realizado um encontro de diversas entidades com o Compem, na Casa da Indústria, em Campo Grande, afim de apresentar linhas de crédito e outros serviços aos empresários de MS.

O presidente do Compem, Francisco Veloso, conta que durante o evento, foi trabalhada a técnica do associativismo, e diz que o SICREDI é um parceiro bastante conhecedor do assunto: “O encontro teve a proposta de melhorar a vida do micro e pequeno empresário, pois se o setor não estiver unido é difícil conseguir facilidades”. O Compem, como parte da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), é responsável por alavancar e ajudar as empresas que nascem na área da indústria do MS.

A taxa de operações da cooperativa de crédito SICREDI foi de 1,53% em 2009, quase 4% abaixo do nível de operação dos bancos, que bateu em 5,17%, segundo o presidente da Sicredi Brasil Central Celso Figueira, e do conselheiro fiscal da unidade Mário Calves, que divulgaram os dados no evento: “O resultado foi muito bom, a cooperativa apoia os micro e pequenos empresários e quanto mais próximos estivermos destas entidades, melhor para nós”, afirma Calves.

Cerca de 90% das indústrias do Estado fazem parte do universo das pequenas empresas. O Compem Nacional está alinhado com a nova direção da Confederação Nacional da Indústria, que apresenta entre seus conselhos temáticos, um voltado só para a micro e pequena indústria. Conforme Veloso, “o objetivo é dar suporte a gestão empresarial, apoio para aquisição de máquinas e equipamentos através de financiamento, e canais de crédito destinados especificamente para isso”, área esta de atuação do SICREDI.

O SICREDI é constituído por 128 cooperativas de crédito, 12 mil colaboradores, 1,6 milhão de associados, mais de mil pontos de atendimentos distribuídos em dez estados e dispõe de um portfólio completo de produtos e serviços financeiros.

Em abril de 2010, os ativos totais administrados e o patrimônio líquido atingiram, respectivamente, R$ 17,9 bilhões e R$ 2,3 bilhões.

O SICREDI tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de micros, pequenos e médios empreendedores, rurais ou urbanos.

Informações com a assessoria de imprensa do SICREDI
Marcele Aroca – Sato Comunicação
(67) 3042-0112 / 3029-0113/ 9254-8807

Nenhum comentário: