terça-feira, 15 de junho de 2010

Câmara vota relatório de CPI sobre desvios em Rochedo

A Câmara de Rochedo vota nesta quinta-feira, às 9h, o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga desvio de verbas na prefeitura do município.

O prefeito Adão Pedro Arantes (PDT) é acusado de utilizar notas frias para justificar desvio de verbas, superfaturar pagamentos, viciar processos de licitação e dispensar pregões em casos em que a legislação proíbe.

Também é investigado por usar maquinários da prefeitura em beneficio próprio, contratar sem concurso e pagar diária sem apresentar comprovantes de viagem.

O presidente da Câmara, Jaime Alves Sandim (DEM), que integra o grupo de oposição ao prefeito na Casa, contratou uma empresa de auditoria em Campo Grande para analisar as contas do município.

Segundo Sandim, a empresa comprovou falhas nas contas que somam mais de R$ 1 milhão, entre janeiro de 2008 e junho de 2009.

A CPI, criada em setembro do ano passado, teve que recorrer à Justiça para conseguir alguns documentos na prefeitura.

Na ocasião, os vereadores entraram com pedido de Medida Cautelar de Exibição de Documentos, solicitando extratos detalhados da administração pública referentes às transações com fornecedores.

O presidente da Câmara sabe das dificuldades em comprovar que houve desvios na prefeitura, já que cinco dos nove vereadores da cidade fazem parte da bancada de sustentação ao prefeito.

Entretanto, ele já notificou o TCE (Tribunal de Contas do Estado), MPE (Ministério Público Estadual) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre as possíveis irregularidades.

Ao Campo Grande News, o prefeito Adão Arantes disse estar tranquilo, já que a CPI não conseguiu provar sua culpa e o relatório final tem parecer pelo arquivamento do processo.

“É um julgamento meramente político, dos quatro vereadores de oposição”, disse.

Arantes também lembrou que recebeu um prêmio da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) por ter cumprido a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) justamente em 2008, ano investigado pela CPI.

“Ganhei primeiro lugar do Mato Grosso do Sul e trigésimo do Brasil todo por ter cumprido a LRF, então como é que eles dizem que eu estava desviando dinheiro?”, questionou.

Terça-feira, 15 de Junho de 2010 11:05PM
Por:Fernanda França
Comentário de Sandra Alencar

Nenhum comentário: