quinta-feira, 17 de junho de 2010

Em Jardim educadores promovem oficinas para estimular os sentidos da criança

A Coordenadoria de Educação Infantil e fundamental, ligada a Gerência de Educação de Jardim, está realizando uma série de oficinas de trabalho com os professores de toda a REME e com os profissionais dos CIEIs municipais. Desde fevereiro já aconteceram oficinas de texto, de música, jogos e trabalho com sucata.

Agora os professores estão aprendendo a trabalhar com seus alunos as oficinas de jogos pedagógicos. Cada escola recebeu uma apostila criada pela Coordenadora de Educação Infantil e das Séries Iniciais, Cláudia Américo dos Reis, onde estão descritas atividades que estimulam o funcionamento motor, o equilíbrio da criança. São jogos de boliche, alfabeto ilustrado, casa segura e dominó de letras, dentre outros.

“Com este trabalho estamos resgatando a importância de educar brincando nas escolas através das oficinas de atividades que ajudam a construir o conhecimento, conhecimento este que pode ser entendido através de situações em que as nossas crianças expressem diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro”. lembra a Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros.

Os jogos oferecem atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionar momentos prazerosos, fazendo com que as mesmas classifiquem, ordenem, estruturem, resolvam pequenos problemas e sintam-se motivadas a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.

“Através destes caminhos, vemos nossos professores participarem de forma ativa das oficinas, compromissados cada vez mais a oferecer o que há de melhor, com o intuito de buscar conjuntamente a melhor qualidade educacional oferecida aos nossos alunos. O esforço tem sido válido, os resultados afloram na prática diária”, disse a coordenadora Cláudia em nota.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos GEDUC

Nenhum comentário: