terça-feira, 1 de junho de 2010

Procon alerta sobre novo golpe via telefone e internet em Jardim

A coordenadoria do Procon de Jardim está registrando um grande número de notificações de golpes aplicados via internet e telefone na região. Segundo o coordenador da entidade, Nerci Alves, empresas e pessoas físicas caem nestes golpes por pura falta de atenção e faz um alerta.

No golpe via telefone, um suposto representante de renomada empresa liga oferecendo produtos e insistem em enviar um mostruário dos serviços sem compromissos perante a assinatura, por parte da vítima, em um ofício de autorização de proposta que deve ser enviado por fax.

A vítima assina, envia o fax e começa a receber todo mês um boleto de cobrança de um produto ou serviço que nunca recebeu. O golpe tem maior sucesso em empresas e entidades que geralmente pagam sem a devida atenção os boletos de custos mensais.

Em Jardim foram registrados mais de três casos do golpe e o Procon alerta a todos para verificarem com muita atenção antes de assinarem quaisquer documentos, estarem atentos a ligações de supostas empresas que oferecem produtos e serviços e que solicitam assinatura de propostas.

Outra questão que necessita de alguma atenção por parte do consumidor são casos de compras via internet onde a vítima não recebe o produto. Em Jardim quatro notificações deste tipo de roubo foram registradas pelo Procon e poderiam ser evitados se o comprador obedecesse algumas regras básicas, como por exemplo comprar somente de sites de empresas conhecidas, dar preferência a compra com cartão de crédito ou pague seguro, e nunca depositar o pagamento em conta corrente antes de receber o produto.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim

Nenhum comentário: