terça-feira, 15 de junho de 2010

VOCÊ SABIA? Tétano acidental pode e deve ser prevenido


CEREST – Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador é uma atribuição da Saúde Publica que prevê o estudo, a prevenção, a assistência e a vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

A Política Nacional de Saúde do trabalho, em vigor desde 2004, visa à redução dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
Mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

Rede de Serviços Sentinelas em Saúde do Trabalhador

Tem como objetivo de produzir, sistematizar, analisar e disseminar informações em Saúde do Trabalhador, a RENAST prevê a organização da rede de serviços sentinela em saúde do trabalhador.

Sendo composta por unidade de saúde (chamadas de unidades sentinelas), que são responsáveis pelo diagnósticos, tratamento e notificação que resultarão em ações de prevenção, vigilância e intervenção em saúde do trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST.Existem dois tipos de CEREST: os estaduais e os regionais.

O Cerest Estadual de Mato Grosso do Sul está localizado em Campo Grande e suas Ações são desenvolvidas por meio da coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST) que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde.

O que é Acidente de Trabalho?

E um evento súbito ocorrido no exercício do trabalho, independente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador acidentado, e que acarreta dano à saúde, potencial ou imediato, provocando lesão corporal ou perturbação funcional.

Essa lesão ou perturbação podem causar a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho, também são considerados acidentes de trabalho aqueles sofridos pelo trabalhador quando estiver representando os interesses da empresa ou agindo em defesa do seu patrimônio, assim, como aquele ocorrido no trajeto da casa para o trabalho ou vice-versa.

Como Prevenir Acidentes de Trabalho?

Tanto os acidentes de trabalho quanto as doenças relacionadas ao trabalho são eventos preveníveis ou previsíveis, desde que modificadas e melhoradas as condições de trabalho.

Por: Cristiane Dutra Carvalho-Sec.Mun.de Saude de Pedro Gomes - MS

Nenhum comentário: