terça-feira, 22 de junho de 2010

Instituições de Dourados se capacitam para atender deficientes auditivos

Com base no último Censo Demográfico (2000) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Mato Grosso do Sul possui população de 2,78 milhões. Dentro desse número, aproximadamente 65 mil possuem deficiência auditiva. Por esse motivo, algumas empresas encontram dificuldades no atendimento e outras se capacitam para atender este público, como é o caso da cooperativa de crédito SICREDI Regional Sul, localizada em Dourados (MS).

“Preparamos nossos colaboradores para que o atendimento das pessoas com deficiência auditiva seja natural; mas há também uma outra intenção, a de no futuro contratar pessoas que tenham a deficiência”, comenta a assessora de gestão de pessoas do SICREDI, Maria Aparecida da Silva Teixeira. E finaliza dizendo que, “para que a inclusão exista e seja feita da melhor forma, é necessário preparação”.

A coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA, Nelcy Torres, conta que atende diversas pessoas que querem aprender LIBRAS, sejam elas pais e familiares de deficientes auditivos, ou mesmo empresas: “Preparamos cursos específicos, dependendo da área de atuação. Ensinamos os sinais básicos e a cultura surda, para que compreendam mais a deficiência e não cometam erros ao se comunicar com eles, além de alguns sinais próprios para o atendimento naquela área. Conta corrente, cheques e depósitos, por exemplo, são de sinais específicos de banco”.

Lei
O decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, garante aos portadores de deficiência o tratamento diferenciado e atendimento imediato em órgãos da administração pública, empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras. O decreto regulamenta as Leis 10.048 (que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica) e 10.098 (que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida).

O atendimento de deficientes auditivos deve ser feito por intérpretes ou um funcionário capacitado em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além disso, as empresas devem possuir ao menos um telefone de atendimento adaptado para as pessoas com a deficiência. A LIBRAS foi reconhecida como língua em 2002, através da lei Nº 10.436. Em 2005, tornou-se obrigatória no currículo de professores do nível médio e superior.

O SICREDI Regional Sul, localizado na cidade de Dourados (MS), já está treinando a segunda turma de funcionários da cooperativa. Para mais informações, entre em contato no 3042-0112.

Por:Marcele Aroca – Sato Comunicação
(67) 3042-0112 / 3029-0113/ 9254-8807

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