terça-feira, 15 de maio de 2012

Comissão da Verdade não deve investigar militantes de esquerda

A Comissão Nacional da Verdade, que será instalada oficialmente nesta terça-feira, vai investigar apenas agentes do Estado suspeitos de violar direitos humanos nos anos do regime militar no Brasil. Ao que tudo indica, militantes de esquerda que se opunham à ditadura não serão investigados.

"Vocês sabem que o Brasil não está inventando, não está inovando institucionalmente quando cria uma comissão da verdade. Hoje existem 40 comissões criadas no mundo", afirmou a professora e advogada Rosa Cardoso, convidada para a comissão, de acordo com o jornal "Estadão". "Essas comissões, quando são criadas oficialmente, pretendem rever condutas de agentes públicos. E é isso o que fundamentalmente nós vamos rever: condutas de agentes públicos", completou.

A presidente Dilma Rousseff deve instalar a comissão oficialmente nesta quarta-feira em uma solenidade que contará com a presença dos ex-presidentes Fernando José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

No Rio, o presidente do Clube Naval, almirante da reserva Ricardo Cabral, disse nesta segunda que a comissão interclubes acompanhará as reuniões da comissão, mas a maneira como o grupo vai trabalhar ainda será definida. Ele, porém, defende a investigação dos dois lados envolvidos nas disputas da ditadura.

Nenhum comentário: