segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Maracaju inicia campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

Durante o mês de novembro acontece a campanha de vacinação antirrábica de 2011. A campanha inicia no dia 3 na Associação de Moradores do bairro Alto Maracaju e encerra no dia 30, na comunidade quilombola. A vacinação acontece das 8 às 11 horas e, das 13 às 16 horas.

A meta é vacinar 8 mil cães na cidade e na zona rural, incluindo Vista Alegre, assentamentos, aldeia indígena e comunidade quilombola. Em 2010, foram 4,5 mil cães vacinados e, neste ano, a preocupação é que foi registrado um caso de raiva humana no Brasil, no estado do Maranhão, o que deixa o poder público preocupado.

“Em Maracaju como na maioria dos municípios brasileiros, a raiva está controlada, não há o registro de casos da doença em humanos, mas o cuidado precisa ser constante e a população deve levar seus animais domésticos para a vacinação”, explica Waugles Fernandes Junior, médico veterinário da Vigilância Sanitária.

A raiva é uma doença causada por vírus, transmitida ao ser humano através de mordedura, arranhadura ou lambedura de animais contaminados. “A raiva mata e ainda não há cura, nossa maior arma é a prevenção”, reforça Junior.

Do dia 3 a 24 de novembro, a vacinação acontece nos bairros. No dia 28, a campanha segue para Vista Alegre, no dia 29 na aldeia e, no dia 30, na comunidade quilombola. As datas estão sujeitas a alteração em caso de chuva.

Confira as datas nos bairros: 3/11 na Associação de Moradores do bairro Alto Maracaju; 4/11 ao lado do Amigão Auto-peças, no bairro Napoleão; 7/11 em frente ao Renato Lanches atendendo os bairros BNH e Cambaraí; 8/11 no Cepe do bairro Egídio Ribeiro; 9/11 Cepe do bairro Ema Rigo; 10/11 em frente à escola José Pereira da Rosa, na vila Margarida; 11/11 em frente ao clube Ipê, na vila Moreninha; 16/11 em frente à bicicletaria, na vila do Ovídio; 17/11 no Cepe da vila Adrien; 23/11 ao lado do supermercado Pradence, na vila Juquita; 24/11 na quadra de esportes do conjunto Geazone.

Para mais informações, no telefone 3454-1320, ramal 205 ou, pelo email visa.maracaju@saude.ms.gov.br

Nenhum comentário: