quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Primeiro navio-plataforma da OSX inicia extração até final deste ano

O primeiro navio-plataforma da OSX, FPSO OSX-1, para produção e armazenamento de até 900 mil barris de petróleo e transferência de óleo e gás deve começar a funcionar na última semana de dezembro, segundo previsão da direção da empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

De acordo com o presidente da OSX, Luiz Carneiro, as pendências apontadas pelo Ministério Público do Trabalho vão ser cumpridas e regularizadas dentro do cronograma previsto para conclusão do projeto.

"Tem uma diferença em estar dirigindo o seu carro e ele estar na garagem. Nós ainda estamos nos preparando para iniciar a produção. Nunca foi intenção da OSX dirigir sem carteira estamos nos preparando", explicou Carneiro.

O FPSO OSX-1 foi interditado de 4 a 7 de novembro pelo Ministério em razão de não ter atendido a requisitos de segurança e saúde no trabalho aquaviário. Segundo o diretor de operações da empresa, Carlos Bellot, das 42 anotações feitas pela fiscalização faltam apenas duas interdições sobre produção de petróleo e trabalho confinado dentro da embarcação para serem atendidas.

"O projeto só termina quando a última autoridade terminar a inspeção. Nós temos que nos adequar a opinião das autoridades", concluiu Bellot.

A embarcação vai entrar em operação na Bacia de Campos, para o primeiro óleo do cliente-âncora, a OGX, com capacidade projetada de produção de até 60 mil barris de óleo por dia.

Nenhum comentário: