sábado, 19 de novembro de 2011

Itália deixará de pagar pensão vitalícia aos deputados

Um anuncio feito neste sábado pelo presidente da Câmara Baixa italiana, Gianfranco Fini, com certeza deve ter deixado vários deputados tristes este fim de semana. De acordo com Fini, parlamentares deixarão de receber a pensão vitalícia à qual têm direito após terem cumprido cinco anos de mandato efetivo.

Segundo o titular da Câmara, a política deve dar exemplo diante dos esforços econômicos requeridos pelas reformas do novo primeiro-ministro, Mario Monti.

Conforme o anúncio feito por Fini, decisão deve entrar na próxima legislatura. "A Presidência (da Câmara Baixa) decidiu determinar uma reforma que entrará em vigor a partir da próxima legislatura e pela qual a Câmara dos Deputados abolirá a pensão vitalícia dos ex-parlamentares", disse.

"Os ex-parlamentares terão um tratamento análogo ao dos demais trabalhadores, e receberão de acordo com o que tiverem contribuído. É uma pequena coisa. Não resolveremos os problemas das contas públicas, mas é a força principal. A política tem que perceber que precisa dar exemplo" , completou o presidente da Câmara.

De acordo com informações contidas no site da Câmara, as quantias variam segundo os anos de mandato e pode representar cerca de 20% e 60% do salário dos parlamentares.

Nenhum comentário: