quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Jardim recebe Congresso Estadual da FETEMS

Os debates sobre a educação pública de Mato Grosso do Sul se voltarão para o município de Jardim nos próximos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro quando a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) estará realizando o seu 25º Congresso Estadual com a presença de mais de 1.200 trabalhadores em educação de todo o Estado.

O congresso acontece em parceria com o SINTEJ, (Sindicato Municipal dos Trabalhadores de Educação de Jardim), e a Prefeitura Municipal, que realiza através da Gerência de Educação e de Desenvolvimento Econômico, a parte logística e cultural do evento, trabalhando sem medir esforços com o intuito de bem receber estes trabalhadores de todo o Estado.

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, este Congresso acontece a cada três anos e conta com a participação de delegados eleitos em Assembléias dos 71 sindicatos filiados a Federação. “Teremos trabalhadores em educação de todo o MS, que pararão, durante quatro dias, para debater, juntamente com palestrantes de destaque no cenário nacional e até internacional, assuntos que norteiam a educação pública em nosso Estado e no Brasil”, disse.

Os assuntos que serão debatidos em Jardim vão desde a conjuntura política a tramitação no Congresso Nacional de propostas fundamentais, como o investimento na educação de 10% do PIB brasileiro; educação de qualidade, com gestão democrática, profissionais qualificados continuamente, valorizados e motivados, como análise da conjuntura internacional, nacional e estadual; o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, diretrizes curriculares, democratização do acesso e o controle social das políticas educacionais.

Roberto disse ainda que o 25º Congresso Estadual é um momento, um espaço fundamental, privilegiado para refletir, debater, propor, aprovar diretrizes para a FETEMS nos próximos anos e é o momento de dizer à sociedade que modelo de educação que os trabalhadores em educação desejam e lutam para conquistar. “Queremos políticas sistêmicas que contribuam de fato com a Escola Pública. Fazemos votos de que, neste Congresso, o debate seja profícuo e que saiamos todos fortalecidos na nossa unidade e na disposição para lutar por um futuro melhor para todos aqueles que atuam nas escolas públicas de MS”, conclui.

A abertura do Congresso está marcada para a próxima quinta-feira, dia 24, no Ginásio de Esportes Ticão, às 19 horas.

Assessoria FETEMS
Fotos Divulgação

Nenhum comentário: