segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Selo sobre Chico Xavier é eleito o melhor pelo público

O selo “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier” foi o vencedor, na categoria Voto Popular, da eleição “Melhor Selo do Ano de 2010”, concurso promovido pelos Correios desde 1978. Por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet, o público escolheu o selo que foi lançado na abertura do 3º Congresso Espírita, realizado em Brasília em abril de 2010, e que tornou-se um sucesso instantâneo de vendas. A imagem é de autoria do fotógrafo Rômulo Fernando Fialdini com arte-finalização da designer gráfica Miriam Guimarães.

Na categoria Arte Filatélica, o eleito foi o bloco de selos “Série Brasília - Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional”. A votação ocorreu em Recife-PE, durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional - BRAPEX 2011 - em 6 de outubro, e teve, compondo o júri, filatelistas e representantes dos Correios, além de designers e artistas plásticos. Este bloco irá representar os Correios do Brasil em concursos internacionais de selos.

A artista plástica Miriam Guimarães, já vencedora com o melhor na votação popular, é a autora do bloco, lançado em maio do ano passado na abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília. O trabalho se destacou pelo formato diferenciado, que lembra uma ave, e pelo conjunto de elementos focalizados em sua arte.

Sobre os vencedores

O bloco “Série Brasília - Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional” reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: o Catetinho, a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK), a Catedral Metropolitana, a estátua dos Candangos, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios. Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.

O selo “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier” apresenta Chico Xavier autografando um dos seus livros. Como pano de fundo, há o detalhe de uma carta psicografada pelo médium. Em destaque, a inscrição de uma frase dita por ele. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Sobre a artista

A designer Miriam Guimarães nasceu em Brasília em 1982. Graduada em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília, trabalha com ilustrações e, desde novembro de 2008, exerce o cargo de designer nos Correios.

Departamento de Relacionamento Institucional
imprensa@correios.com.br
www.correios.com.br / www.blogdoscorreios.com.br
(61) 3426-2014 / 3426-1325 / 3426-2018 / 3426-2008 / fax (61) 3426-2980 (61) 9159-1510

Nenhum comentário: